Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Chove o dobro do esperado para o mês de março - (Alfredo Chaves, ES)

Alfredo Chaves

Além da chuva, foram registradas rajadas de vento de quase 90km/h na Terceira Ponte - Chuva no ES

Chuva no ES Além da chuva, foram registradas rajadas de vento de quase 90km/h na Terceira Ponte

Árvore cai em rua na Praia da Costa, em Vila Velha.

Choveu o dobro do estimado para todo o mês de março na Grande Vitória. Segundo o Incaper, foram registrados 248mm de chuvas entre segunda (18) e terça-feira (19) na região metropolitana. 

De acordo com o Instituto, o esperado para este mês de 125,4mm. Foram registradas rajadas de vento de quase 90km/h na Terceira Ponte, 52km/h no Aeroporto e 42km/h na Ufes. A temperatura caiu significativamente na capital capixaba, e a mínima chegou aos 20°C na madrugada desta terça.

Também há registro de chuva significativa na região de Alfredo Chaves. Entre as 7h desta segunda-feira (18) até as 9h da manhã desta terça (19), choveu 126,4mm no município. De acordo com a média histórica elaborada pelo Incaper, o esperado para o mês de março é de 170,15mm.

Há condições para que a chuva contínua permaneça ao longo do dia. A extremidade de uma frente fria em alto-mar mantém o céu carregado e com chuva na região Sul, na Grande Vitória, na região Serrana e nas cidades do Nordeste localizadas na região do Rio Doce e ao sul do mesmo.

A chuva pode ter até moderada intensidade e ser volumosa na Grande Vitória, na Central Serrana, no leste da região Sul, nas áreas próximas à Pedra Azul e nas cidades da região Nordeste situadas ao sul do Rio Doce.

Nas demais regiões capixabas, previsão de chuvas rápidas no decorrer do dia, intercalando com aberturas de sol. A temperatura sofre leve queda em todas as regiões, com destaque para o Sul, Serrana e metropolitana capixabas. As temperaturas variam entre 16,0 °C e 20,0 °C na região Serrana e vão de 19,0 °C a 31,0 °C nas demais regiões.

Tempo fechado
O tempo continua fechado em todas as áreas mencionadas no aviso meteorológico especial emitido pelo Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper.

Estado de atenção: No decorrer desta terça-feira, 19 de março de 2013, as chuvas seguem moderadas no leste da região Sul, na Central Serrana, na região da Pedra Azul e na Grande Vitória.

Estas condições para chuva volumosa podem persistir até a manhã da quarta-feira, 20 de março de 2013.

Em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil, para que tomem as medidas adequadas, visando minimizar os impactos causados por essas condições meteorológicas adversas.

Vila Velha pede ajuda ao Exército para resgatar pessoas em áreas alagadas do município
O prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, solicitou ajuda do 38º Batalhão de Infantaria do Exército para resgatar vítimas das chuvas no município. Até o final da manhã desta terça-feira (19) estavam contabilizadas 20 famílias desabrigadas. Os bairros mais críticos são Itapoã, Cristóvão Colombo, Divino Espírito Santo, Paul e Cobilândia.

"Estamos usando ônibus da Secretaria de Educação para fazer o resgate das pessoas. Todos os guarda-vidas estão disponíveis para ajudar a Defesa Civil nos resgates. Não esperávamos essa chuva intensa. Estamos mobilizados desde o início da noite de ontem (18)", informou o prefeito.

O prefeito solicitou a cessão de veículos grandes e botes, e ajuda de profissionais de emergência, como médicos. "Há uma equipe da prefeitura no Pronto Atendimento (PA) de Cobilândia, ajudando no resgate de pacientes, por causa de um alagamento no local. Eles estão sendo encaminhados para o hospital Evangélico, em Cariacica, e PA da Glória.

O prefeito cogita decretar estado de emergência no município. "Solicitei que minha assessoria entre em contato com os outros prefeitos da Região Metropolitana para que haja uma reunião ainda hoje. Vamos tentar avaliar a situação e decretar a emergência conjunta", explicou.

Trânsito
Os motoristas que trafegam pelo município encontram dificuldades, sobretudo nas principais vias de acesso à Terceira Ponte. De acordo com informações da equipe de reportagem da Rádio CBN Vitória, o cruzamento da Avenida Carioca com a Antônio Ataíde está totalmente alagado, sentido Terminal de Vila Velha.

Há no local três agentes tentando orientar os motoristas. A Guarda local sugere aos motoristas que não prossigam viagem, pois não há como chegar ao Centro do município. Eles orientam que os carros que vem de Vitória, retornem para a Capital. As ruas estão totalmente interditadas por conta da água.

Os moradores estão colocando pedaços de madeira para sinalizar que há buracos na via. A Avenida Francelino Setubal também está tomada pelas águas. O nível do valão da Avenida Carioca está subindo a cada momento. Em alguns pontos já está tomada conta da via, no sentido Vitória - Vila Velha. O carro da reportagem ficou parado no trecho por volta de 2 horas.

Muitos comerciantes não abriram as portas, já que as lojas estão sendo invadidas pela água da chuva.

Segundo o coordenador da Guarda de Trânsito de Vila Velha, Samuel Nunes, os principais corredores do município encontram-se com pontos de alagamento.

"A Luciano das Neves está com trecho de alagamento desde o início da Rua 7 de setembro até o Terminal de Vila Velha. O trânsito está sendo desviado para a 7 de setembro. Há viaturas também na Lidenberg, próximo à subida da Terceira Ponte. Eles estão posicionados onde é necessário fazer os desvios. Outras viaturas estão tentando circular, monitorando a situação e passando informações em tempo real para a Central", afirmou o coordenador.

Nunes orienta que os motoristas que vão pegar a Terceira Ponte, sentido Vitória, sigam pela Gil Veloso, para ter acesso à ponte pela Rua Ceará. Outra sugestão do coordenador da Guarda de Trânsito é que os moradores evitem sair casa com os veículos próprios e utilizem o sistema de transporte público.

Já para o motorista que segue de Vila Velha para o Centro de Vitória, a orientação é pegar a Rodovia Carlos Lindenberg, mesmo com os pontos de alagamento próximos a Contauto e a Continental.

"Estamos fazendo o trabalho de resgate de pessoas que estão com os carros quebrados no meio da pista. Também estamos resgatando pessoas que estão com certo pânico, porque não conseguem se deslocar com crianças", informa.


Tags:



Publicidade