Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Casagrande descarta saída da Jurong do Estado - (Aracruz, ES)

Aracruz

Após encontro com Mantega, Casagrande descarta saída da Jurong do Estado - Estaleiro

Estaleiro Após encontro com Mantega, Casagrande descarta saída da Jurong do Estado

Durante passagem por Brasília para discutir possíveis soluções para o impasse do projeto dos royalties de petróleo, o governador do Estado, Renato Casagrande, aproveitou para tratar com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a suposta transferência do estaleiro Jurong para o Rio de Janeiro.

“Conversei com o ministro Mantega e Pimentel [Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento] e foi descartado essa possibilidade. Queremos tranqüilizar a população que esse investimento está mantido”, frisou o governador.

Durante a semana, surgiram informações de que o ministro Guido Mantega estaria querendo transferir o estaleiro, que está sendo construído em Aracruz, para o litoral norte fluminense. A ideia seria favorecer o porto do empresário Eike Batista.

O senador Ricardo Ferraço, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), anunciou em Plenário que a comissão fará nesta quinta-feira (14) uma reclamação formal ao ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, para que apure o suposto envolvimento do embaixador do Brasil em Cingapura, Luís Fernando Serra, na construção de um estaleiro no Brasil. Ele é quem estaria propondo à empresa Jurong a transferência do estaleiro que começou a construir no Espírito Santo para o litoral norte do Rio de Janeiro.

O estaleiro foi concebido para ocupar e operar em uma área terrestre de 70 hectares e sua costa marinha, ambas detentoras de atributos naturais de extrema relevância. A região, que tem como limite sul a Barra do Sahy e como limite norte o porto da Aracruz Celulose – Portocel -, detém um dos únicos remanescentes de floresta de restinga bem conservados da região, com inúmeras espécies vegetais ameaçadas de extinção.

"Passamos um dia de intenso trabalho aqui em Brasília, conversando com ministros. Todo o relato dá conta que o embaixador do Brasil em Cingapura, Luís Fernando Serra teria procurado essa companhia em nome do governo federal. O que me parece é que esse embaixador agiu de forma descabida. Não cabe a um embaixador, que lidere e represente uma missão diplomática brasileira, se valer indevidamente do nome dos ministros", criticou o senador.

Para receber a autorização para funcionar, a empresa se comprometeu a fazer estudos fundamentais para a criação de duas unidades de conservação marinha no município de Aracruz. O valor total do investimento é de R$ 500 milhões e a previsão é que sejam criados 6 mil empregos no empreendimento.


Tags:



Publicidade