Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Estado vai oferecer 1,5 mil vagas de cursos a distância - (Ecoporanga, ES)

Ecoporanga

Estado vai oferecer 1,5 mil vagas de cursos a distância - Ensino à Distância

Ensino à Distância Estado vai oferecer 1,5 mil vagas de cursos a distância

Quem diz que não tem tempo para fazer um curso profissionalizante, por trabalhar durante o dia, não terá mais desculpa por falta de tempo. O governo do Estado oferece pela primeira vez cursos de modalidade de Ensino à Distância. Ao todo serão oferecidas 1,5 mil vagas para agente comunitário de saúde, hospedagem e transações imobiliárias. A previsão é que as aulas comecem ainda neste primeiro semestre de 2013.

Os cursos serão destinados a alunos do Ensino Médio já concluído. A carga horária dos cursos será de 1,2 mil horas, oferecidos nos municípios de Aracruz, Ecoporanga, Guaçuí, Guarapari, João Neiva, São Mateus, Muniz Freire, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Mimoso do Sul. As inscrições começam no dia 18 e irão até dia 22 de março.

Segundo o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), a ideia é ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio e gratuito. Casagrande ressaltou que esse tipo de investimento é uma forma de qualificar a educação. "Podem querer tirar tudo do nosso Estado, mas talento e criatividade eles não conseguem. Estamos investindo para qualificar ainda mais os estudantes e prepará-los para o mercado de trabalho", ressalta.

O projeto será gerenciado pelo Instituto Federal do Paraná e terá aulas presenciais através das teleaulas, que serão transmitidas via satélite. As aulas, acontecerão nos 11 polos das escolas públicas, que terão equipamentos para proporcionar a interação do aluno com o monitor ao vivo por telefone e através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Os alunos receberão livros de didáticos, segundo a secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho. As aulas presenciais acontecerão uma vez por semana no período noturno. As demais serão no ambiente virtual dos cursos. O edital do projeto foi lançado nesta quinta-feira (14), e o investimento será aproximadamente R$ 6 milhões.

Cursinho para o Enem

Outra novidade lançada nesta quinta durante uma solenidade de investimento na área da Educação foi o curso preparatório para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), em todos os municípios do Estado. A estimativa é que 30 mil alunos do Ensino Médio participem do cursinho, que ocorrerá duas vezes por semana no e até mesmo aos sábados, para aqueles que trabalham. As inscrições começam na segunda quinzena de abril.

De acordo com o subsecretário de Planejamento e Avaliação da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Eduardo Malini, os alunos interessados devem procurar as secretarias das escolas, onde estudam, nesta sexta-feira (15), para formação de turmas. A novidade oferecerá material de didático aos alunos. "É um curso preparatório para o Enem, mas está inserido em um contexto muito maior de valorização do estudante e oportunidade", ressalta Malini.

Curso Superior

Mais de dois mil estudantes tiveram a oportunidade de conseguir uma bolsa em uma universidade privada do Estado. O estudante Eduardo Antônio Bicalho Scalzer, 22 anos, é um dos que conseguiram realizar o sonho de fazer faculdade de Medicina. Ele iniciou o curso neste ano. "Venho tentando há dois anos, mas só agora consegui e fui presenteado com essa bolsa. Não preciso agradecer o governo por isso porque é o dever dele oferecer educação, já que não tem faculdade disponível para todos", pontua.

O governo do Estado investiu mais de R$ 11 milhões, com oferta de 2,018 vagas distribuídas para 44 cursos de 35 instituições de ensino particular, atendendo todos os 78 municípios do Estado.





Tags:



Publicidade