Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Programação especial reúne serviços e atividades culturais - (Cariacica, ES)

Cariacica

Programação especial reúne serviços e atividades culturais no Dia da Mulher - Dia da Mulher

Dia da Mulher Programação especial reúne serviços e atividades culturais no Dia da Mulher

Mulher, por si só, já é poesia. Ativistas, protagonistas de suas histórias e da História, guerreiras de sentimentos. O histórico de luta por direitos e igualdade é rememorado a cada ano no dia 8 de março, data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para marcar em todo o mundo o Dia Internacional da Mulher.

Em Cariacica, a Prefeitura, em parceria com a Câmara municipal, realiza o “Viver Mulher”. Um dia marcado por diversas atividades voltadas especialmente para as mulheres cariaciquenses. Na sexta-feira (8), a partir das 9h, na área externa da Câmara de Vereadores, a programação começa com café da manhã, apresentação de banda marcial escolar e teatro educativo.

Na ocasião, serão oferecidos diversos serviços, mediante retirada de senha, como design de sobrancelha; massagem facial; penteado afro; maquiagem; distribuição de mudas (plantas); oficina de máscara; pula-pula para as crianças; serviços de saúde e outros.

A Secretaria de Cidadania e Trabalho (Semcit) também estará presente. A gerência de Capacitação Profissional e Geração de Emprego e Renda, por meio da Agência do Trabalhador, fará encaminhamento para empregos e cadastro de alunas para cursos profissionalizantes que serão oferecidos durante o ano. O Procon municipal participará, oferecendo orientação à consumidora. Já a Gerência dos Direitos da Mulher (Gedim) dará às participantes orientações sobre os direitos da mulher.

Também no dia 8, a partir das 18h30, haverá uma sessão solene em homenagem às mulheres e, às 21 horas, o monólogo “Parem de falar mal da rotina”, com a poetisa e atriz Elisa Lucinda.

Gedim
A Gerência dos Direitos da Mulher, vinculada à Semcit, realiza ações de enfrentamento à violência doméstica, campanhas de prevenção, oficinas, palestras, além de buscar parceria para encaminhamento a empregos e cursos profissionalizantes.

“Hoje, atuamos na Gerência dos Direitos da Mulher. Futuramente, teremos o Centro de Referência Especializado no atendimento a mulheres em situação de violência doméstica, tendo atendimento social, psicológico e jurídico em um único espaço”, diz a gerente da Gedim, Tamara Rodrigues.

A data
A origem do Dia Internacional da Mulher tem diversas versões, mas o traço comum em todas elas é a relação com as greves de trabalhadoras de fábricas têxteis desde a Revolução Industrial, no século XIX. Em 8 de março de 1857, tecelãs de Nova Iorque, nos Estados Unidos, realizaram uma passeata por melhores condições de trabalho, diminuição da carga horária e igualdade de direitos.

Naquela época, a jornada de trabalho delas chegava a 16 horas diárias, com salários até 60% menores que os dos homens. Além disso, muitas trabalhadoras sofriam agressões físicas e sexuais. Uma das versões do desfecho da marcha é a de que as manifestantes teriam sido trancadas na fábrica pelos patrões, que atearam fogo no local, matando cerca de 130 mulheres. O epílogo mais aceito, porém, é o da interrupção da passeata pela polícia, que dispersou a multidão com violência.

Vários protestos se seguiram nos anos seguintes, em 8 de março. Um dos mais notáveis, também reprimido pela polícia, ocorreu em 1908, com 15 mil operárias protestando por seus direitos.

Dois anos depois, em 1910, na Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, na Dinamarca, a alemã Clara Zetkin propôs que a data fosse um marco para comemorar as greves americanas e homenagear mulheres de todo o mundo. A greve das operárias de Petrogrado (hoje São Petersburgo), na Rússia, em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro no calendário ortodoxo), também marcou a data. Hoje, ela é símbolo da luta pelos direitos da mulher, e foi oficializada pela ONU em 1977.

Serviço
Viver Mulher - comemoração ao Dia Internacional da Mulher
Quando: sexta-feira (8)
Onde: área externa da Câmara de Vereadores de Cariacica, na BR 262, KM 3,5, Campo Grande.

Programação:
Das 9 às 14 horas: café da manhã; banda marcial escolar; teatro educativo; corte de cabelo; design de sobrancelha; massagem facial; penteado afro; maquiagem; orientação à consumidora; encaminhamento para empregos e cursos profissionalizantes; orientação sobre direitos da mulher; distribuição de mudas de plantas; oficina de máscara; pula-pula para as crianças; medição da pressão arterial; atendimento nutricional; teste de glicose; teste rápido de sífilis, de hepatite e de HIV; vacinação; preventivo ginecológico e outros serviços.

Às 18h30: sessão solene em homenagem às mulheres.
Às 21h: espetáculo teatral “Parem de falar mal da rotina”, com Elisa Lucinda.


Tags:



Publicidade