Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Instituto lista cidades com maior incidência de raios no ES - (Ibitirama, ES)

Ibitirama

Instituto lista cidades com maior incidência de raios no ES - Fique atento!

Fique atento! Instituto lista cidades com maior incidência de raios no ES

Dores do Rio Preto, Guaçuí, Divino São Lourenço, Ibitirama e Castelo são, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as cidades com maior incidência de raios no Espírito Santo. Para evitar acidentes, todos os prédios são obrigados a ter para-raios. Eles atraem a carga elétrica e levam o raio direto para a terra. Na Grande Vitória, segundo especialistas, todas as cidades contam com a estrutura de segurança.

Os raios despertam curiosidade e medo na população e algumas pessoas recorrem à superstições na tentativa de se proteger. "Em casa costumam rir de mim, eu tapo os espelhos com um pano e procuro esconder tudo que é feito de aço, depois, me escondo também", revela a aposentada Arlete Albina Luppi, 71 anos.

O professor de engenharia elétrica Paulo Menegaz diz que esse tipo de cuidado não passa de mito. "Não existe risco de choque para quem está dentro de casa, o espelho nunca vai atrair um raio para dentro da residência. Um raio provoca queimaduras, problemas no coração, pulmão e, ainda tem a descarga indireta, que circula pelo solo e pode ocasionar choque elétrico, dependendo da quantidade de carga que circular pelo seu corpo", disse.

O especialista dá algumas dicas para a população se proteger durante uma tempestade com raios. "As pessoas devem evitar lugares abertos como praias, piscinas e campos, e nunca procurar abrigo embaixo de árvores, elas atraem os raios. Procure abrigo em casas, comércios e aguarde tempestade passar. Se não tiver como, entre no carro e fique quieto", comenta.

O professor alerta que em um prédio de 30 metros de altura, o equivalente a dez andares, a pessoa só estará protegida até uma distância de 30 metros do imóvel, quem estiver a 50 ou 60 metros não estará livre do raio.

Histórico recente
Em 2008, um agricultor morreu atingido por um raio enquanto trabalhava na propriedade da família em Aracruz. Em 2012, outro raio matou oito vacas num pasto em Colatina.

Motivo
O raio acontece porque a umidade do ar sobe, se transforma em água e nuvem. As gotículas de água continuam subindo e viram partículas de gelo, são as nuvens de tempestade, que se chocam e, por isso, ficam carregadas eletricamente. É quando surge o raio.


Tags:



Publicidade