Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Ifes abre 362 vagas remanescentes para o Processo Seletivo - (Alegre, ES)

Alegre

Ifes abre 362 vagas remanescentes para o Processo Seletivo Simplificado - Simplificado

Simplificado Ifes abre 362 vagas remanescentes para o Processo Seletivo Simplificado

O Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) está com 362 vagas remanescentes para o Processo Seletivo Simplificado na modalidade transferência facultativa ou novo curso. As oportunidades são para os cursos de graduação para os diversos campi do Estado, com ingresso ainda neste primeiro semestre.

Os interessados devem comparecer no campus do curso pretendido para preencher o requerimento de inscrição, que pode ser impresso no site do Instituto. O requerimento de inscrição e a documentação exigida, em envelope lacrado e identificado, devem ser entregues até o dia 01 de março de 2013. A inscrição é gratuita.

No caso de transferência facultativa, o candidato deverá estar cursando o mesmo curso ou curso em área afim. Já os que desejam ingressar em um novo curso, deve ser portador de diploma de graduação de curso afim. Os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, no campus de Alegre, Matemática e Engenharia Elétrica, em Vitória, exigirão uma prova eliminatória (nota zero) e classificatória.

As vagas dos demais cursos serão preenchidas de acordo com a análise da documentação obrigatória. Para esses cursos, 50% das vagas de cada um deles estão reservadas para alunos oriundos das instituições públicas. Para os cursos onde há um número ímpar de vagas disponíveis, a última vaga será preenchida pelo candidato que apresentar maior compatibilidade entre os componentes curriculares cursados na instituição de ensino de graduação e a do curso pretendido no Ifes, independente se a instituição de origem é pública ou particular. Os candidatos que se interessarem pelo curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, em Vitória, já devem estar cursando engenharia em outra instituição.

Confira o Edital do IFES

Imprima aqui sua Ficha de Inscrição

Retificação do Edital - endereço dos campi

A diretora de graduação do IFES, Araceli Verônica, disse que por conta das greves do ano passado, as datas de início das atividades acadêmicas ainda não estão definidas, podendo começar em fevereiro ou em maio. A informação será passada para os alunos após a matrícula dos selecionados. A diretora explicou que as vagas em aberto são originadas da desistência ou desperiodização dos alunos.

"Durante o processo seletivo preenchemos todas as vagas, mas ao longo do curso os alunos ou vão desistindo, por não se identificar ou se adaptar com o curso, ou ficam sem período. Então, disponibilizamos as vagas desses alunos para os que pretendem cursar uma nova graduação ou para alunos de cursos similares ou iguais, oriundos de outras instituições (particulares ou públicas). Infelizmente o alto número de desistência é uma realidade das instituições brasileiras", afirmou.

Os cursos que contam com o maior número de vagas disponíveis são os de licenciatura e tecnologia. As oportunidades são nas licenciaturas em Ciências Agrícolas, Ciências Biológicas, Matemática, Química, Física e Letras Português. Há vagas também em tecnologia em Cafeicultura e Análise, Desenvolvimento de Sistemas e Saneamento Ambiental; nas engenharias Elétrica, Mecânica, Metalúrgica, Sanitária e Ambiental, de Pesca e de Produção. Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Agronomia e o bacharelado em Sistema de Informação também conta com vagas remascentes.

Os resultados serão divulgados no dia 06 de março, nos campi onde foram realizadas as inscrições e os cursos estão sendo ofertados. As matrículas para os selecionados serão realizadas a partir do resultado até o dia 08 de março de 2013.


Tags:



Publicidade