Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Hospital em Guarapari é descredenciado do SUS - (Cariacica, ES)

Cariacica

Hospital em Guarapari é descredenciado do SUS - São Judas Tadeu

São Judas Tadeu Hospital em Guarapari é descredenciado do SUS

Cartaz avisa que unidade não atende mais pelo SUS.

Diferente da situação durante a manhã, o Hospital São Judas Tadeu, em Muquiçaba, Guarapari, na região Metropolitana do Espírito Santo, estava de portas fechadas na tarde deste sábado (23). Um cartaz na porta avisava que a unidade também não atende mais pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde recomendou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que descredenciasse o hospital e a Sesa acatou o pedido. A direção do Hospital São Judas Tadeu ainda não se pronunciou sobre a interdição.

A unidade passou a ser investigada após a morte de nove bebês no intervalo de quatro meses e outras irregularidades denunciadas pela população. Agora, as grávidas da cidade de Guarapari devem ser atendidas em hospitais de Itapemirim, Cariacica e Vila Velha. Apesar de ter sido interditado nesta sexta-feira (22), o hospital ainda funcionava na manhã desta sábado (23). Diante do descumprimento, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que já acionou o Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES). A unidade pode ser multada e até processada pela desobediência, de acordo com a secretaria.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padrilha, uma auditoria realizada em outubro do ano passado apontou diversas irregularidades no local, como falsificação de prontuários, fraudes ao SUS, erros na cobrança de procedimentos e até mesmo a falta de alvará sanitário.

"Desde outubro, o Ministério da Saúde fez uma auditoria detalhada sobre as mortes e outras irregularidades. Identificamos uma série de irregularidades em relação ao preenchimento de prontuários e ao registro de procedimentos. Não vamos permitir de forma alguma esses problemas, o desperdício dos recursos da saúde. Temos o paciente como um aliado na fiscalização", disse o ministro Padilha.

Ministério Público
Nesta semana, o Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) informou que solicitaria à polícia a abertura de um inquérito para investigar a situação do Hospital São Judas Tadeu. Dois recém-nascidos morreram no local na terça-feira (19). Segundo as famílias, houve negligência médica no atendimento às grávidas. O pai de uma das vítimas diz que não havia Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) disponível para bebê prematuro. O Conselho Regional de Medicina (CRM) informou que vai instaurar um inquérito administrativo para apurar as mortes.


Tags:



Publicidade