Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Boletim Falado é uma das novidades na volta às aulas 2013 - (Rio Bananal, ES)

Rio Bananal

Boletim Falado é uma das novidades na volta às aulas 2013 da Rede Pública Estadual - Rede Pública

Rede Pública Boletim Falado é uma das novidades na volta às aulas 2013 da Rede Pública Estadual

O ano letivo de 2013 começou nesta terça-feira (05) com novidades para cerca de 300 mil alunos da rede pública estadual em todo o Espírito Santo. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa Alves, em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (04). Entre as novidades anunciadas está a implantação do Boletim Falado, que visa disponibilizar informações de nota e frequência dos alunos por meio de ligação telefônica.

A ação integra o Programa Família Presente junto com o serviço de boletim on-line. Para fazer a consulta, o pai ou responsável deverá informar o número de matrícula e dará a data de nascimento do aluno pelo teclado do telefone. A ligação será gratuita, por meio de um número 0800.

Para o secretário de Educação, Klinger Barbosa Alves, o projeto é mais uma ferramenta para aproximar a família da vida escolar do aluno. “Esta ação, assim como o Programa Família Presente que faz parte do Calendário Escolar, visa estreitar a ligação entre família de alunos e unidade escolar em prol da qualidade do ensino”, ressaltou Klinger.

Outra novidade será a oferta de curso preparatório para o Enem em todos os municípios do Estado. O projeto destina-se, exclusivamente, a alunos regularmente matriculados e frequentes da 3ª série do ensino médio, da 4ª série do ensino médio integrado ou da 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA/EM) da rede pública estadual. O início das aulas está programado para abril.

Durante a coletiva, o secretário também anunciou a implantação do projeto Ensinar e Aprender em 107 escolas das Superintendências Regionais de Educação (SREs) de Carapina, Cariacica e Vila Velha, beneficiando cerca de oito mil alunos.

O projeto, desenvolvido em parceria com a Fundação Volkswagen e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), é voltado para alunos do 2º ao 8º ano do ensino fundamental, com dois anos ou mais de distorção idade-série, alfabetizados ou não. Para a ação serão formadas salas de alfabetização.

De acordo com o secretário de Educação, a ação traz um grande desafio, que será estender a ação para os anos finais do ensino fundamental. “Nos anos anteriores já trabalhávamos com as séries iniciais do ensino fundamental, mas trabalhar com os anos finais será um desafio ainda maior porque a grade curricular destes alunos é mais extensa”, explicou.

Confira outras novidades anunciadas:
- Distribuição de Atlas Histórico Geográfico do Espírito Santo em uma versão em quadrinhos para todas as escolas da rede estadual;
- Ampliação do programa Mais Tempo/ Mais Educação na rede estadual, passando de 179 escolas beneficiadas, em 2012, para 260;
- Ampliação do projeto Apoio à Aprendizagem, voltado para estudantes que apresentaram déficit de aprendizagem no ensino fundamental em língua portuguesa e matemática. Trata-se de um reforço escolar no contraturno, que visa reduzir evasão/reprovação na 1ª série do ensino médio.
Em 2012 , o projeto atendeu 3,4 mil alunos de escolas das SREs de Carapina, Cariacica, Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim. Em 2013, previsão de atender 11,9 mil estudantes, incluindo SREs de Guaçuí, Barra de São Francisco e São Mateus. A ação tem duração de quatro meses.
- Ensino de Idiomas: Expansão da oferta de língua estrangeira, com aulas presenciais e à distância, para pelo menos 10 novos municípios.
- Educação Profissional: Oferta de Ensino Médio Integrado (EMI) à Educação Profissional em seis novos municípios, totalizando 52 cidades com a modalidade. Foram contemplados Anchieta, Ibatiba, Itaguaçu, Itarana, Rio Bananal e Santa Leopoldina, com 272 vagas. Há novidade também em Brejetuba, com oferta de novo curso: Contabilidade.
- Pronatec: Sedu passará a ser ofertante e ex-alunos também poderão participar da disputa de vagas.
- Projeto Cennarium Educação: Montagens teatrais de grandes clássicos da literatura e de temas como bullying e meio ambiente, adaptados para crianças e adolescentes. A ação, que será implantada por meio da Rede Educar, é uma ferramenta complementar de ensino, buscando tornar o aprendizado fácil e divertido, com o uso da tecnologia e de recursos audiovisuais.
- Cinema na Escola: Projeto em parceria com o Sesc Cultural para realizar oficinas com alunos do ensino médio que se identificam com a linguagem audiovisual e cinematográfica. Será desenvolvido em três polos localizados nos territórios do Programa Estado Presente, em escolas de Cariacica (Ana Lopes Balestrero, João Crisóstomo Beleza e Maria de Lourdes Poyares Labuto), Vila Velha (Padre Humberto Piacente, Adolfina Zamprogno e Silvio Rocio) e Serra (Vila Nova de Colares, Marinete de Souza Lira e Jacaraípe)
- Aquisição de 476 projetores multimídia (agrega um netbook e dispositivo de interatividade que permite escrever no quadro utilizando uma caneta eletrônica) para serem utilizados em salas de aula. Serão atendidas cerca de 200 escolas com investimento aproximado de R$ 900 mil. A previsão de implantação (entrega e capacitação) é junho de 2013.
- Ampliação do projeto Coordenadores de Pais, passando de 15 escolas do Estado Presente para 32, ou seja, todas as unidades de ensino da região. A ação, conta com a parceria do Itaú Social, Espírito Santo em Ação e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Em 2012, o projeto contribuiu para a redução dos índices de falta, de evasão e melhorou o comportamento e desempenho dos alunos atendidos.
- Implantação do Centro de Formação do Magistério para cursos de formação e capacitação. Haverá cursos na modalidade à distância.
- Concurso Público para preenchimento de 1.000 vagas para o magistério.
- Expansão do projeto Pauta Digital para 100 escolas. A pauta é utilizada para registro de informações sobre alunos (frequência e rendimento) e tem como objetivo melhorar a gestão pedagógica, auxiliando na redução da incidência de recuperação e reprovação por baixa frequência. A família poderá acompanhar pela Internet. A ação irá contemplar 4 mil professores em 2013.


Tags:



Publicidade