Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
“ReciclaFolia” reutiliza as fantasias do desfile no Sambão - (Marataízes, ES)

Marataízes

“ReciclaFolia” reutiliza as fantasias do desfile das escolas de Samba - Sustentabilidade

Sustentabilidade “ReciclaFolia” reutiliza as fantasias do desfile das escolas de Samba

Recolher as fantasias utilizadas pelos foliões que desfilam no Sambão do Povo de Vitória, reciclá-las e impedir que sejam descartadas de maneira indevida no meio ambiente. Este é o trabalho realizado há cinco anos pelo projeto “ReciclaFolia”. O projeto surgiu com a preocupação da comunidade da Grande Santo Antônio com o destino dado as fantasias usadas no Carnaval de Vitória, que eram jogadas fora a céu aberto.

O projeto tem o intuito de promover uma nova cultura de educação ambiental, conscientizando a comunidades e movimentos sociais para a construção de um mundo melhor, através da superação de problemas socioambientais.

De acordo com a coordenadora do projeto e integrante da Coordenação de Relações Humanas da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semman), Aparecida Maria Moschem, as atividades do grupo têm gerado resultados positivos. “Temos alcançado bons resultados. Queremos divulgar mais nosso trabalho para que as Escolas de Samba saibam que podem encaminham seus materiais ao nosso grupo que dará uma destinação adequada a eles, ou doando ou os reciclando, reutilizando assim essas peças”, declarou.

O “ReciclaFolia” é desenvolvido há cinco anos, porém só se tornou registrado há um ano. As fantasias não podem ser transportadas de caminhão, para saber como doar as peças é necessário entrar em contato com o Grupo “ReciclaFolia” (3382-6536). As peças são reutilizadas para construção de outras fantasias e servem até como oportunidade de geração de renda através das transformações desses materiais recolhidos.

O projeto “ReciclaFolia” atua independente de órgãos públicos, mas busca apoio para a expansão de suas atividades.

Destinação do material recolhido
As fantasias recolhidas nos Carnavais de 2009,2010, 2011 e 2012 foram destinadas as escolas da Rede Municipal de Vitória, Vila Velha, Serra, além de entidades sociohumanitárias e grupos de teatro para viabilização de ações culturais. O projeto também realiza uma integração com blocos dos municípios do interior do Estado do Espírito Santo (Guaçuí, Muqui, Mimoso do Sul, Colatina, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Alfredo Chaves, Marataízes e Conceição do Castelo), doando algumas fantasias recolhidas. Há também com as cidades do interior do Estado um trabalho de intercâmbio socioambiental, para promoção de uma cultura popular.

Como doar as fantasias
As Escolas de Samba de Vitória que quiserem doar podem entrar em contato com o Grupo “ReciclaFolia” (3382-6536) antes dos desfiles e avisarem que querem fazer a doação do material. Neste caso assim que a Escola acaba de desfilar o “ReciclaFolia” já recolhe as peças no sambódromo.

Se a Escola quiser fazer a doação depois também pode entrar em contato com o “ReciclaFólia” pelo telefone 3382-6536 para saber como efetuar a doação das fantasias. Ou ainda ligar para o número 9606-8205 e falar com Claudete Maria Reis, diretora presidente do grupo. Outra opção é mandar um e-mail para [email protected].


Tags:



Publicidade