Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Hemoes pede apoio de doadores voluntários para o Carnaval - (Castelo, ES)

Castelo

Hemoes pede apoio de doadores voluntários para reforçar estoque de sangue no Carnaval 2013 - Estoque

Estoque Hemoes pede apoio de doadores voluntários para reforçar estoque de sangue no Carnaval 2013

Está chegando o Carnaval, época de animação e de muita alegria. Mas nem tudo é festa: geralmente nesse período, o estoque de sangue do Hemocentro da Secretaria de Estado da Saúde (Hemoes) diminui por causa da baixa no número de doadores. Porém, a quantidade das pessoas que precisam de sangue aumenta no feriadão, em virtude, principalmente, dos acidentes nas estradas.

Para evitar que essa situação aconteça, o Hemocentro pede a ajuda dos doadores voluntários. O diretor-geral do Hemoes, Antônio Peçanha, explica porque é necessária a conscientização da população.

"Esse período costuma ter um estoque menor no banco de sangue porque nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro não são realizadas muitas cirurgias eletivas, as cirurgias que tem data marcada. Geralmente, a maioria dos doadores são as pessoas que doam em nome de um parente ou de um amigo que vai fazer esse tipo de cirurgia, os chamados doadores de reposição. Por outro lado, no carnaval o número de acidentes aumenta e muitas pessoas precisam de sangue nas cirurgias de emergência. Por isso, é importante a conscientização da população para a doação de sangue voluntária", esclarece.

Para doar sangue, os voluntários devem apresentar um documento original com foto, como Carteira de Identidade, passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira de Habilitação e Certificado de Reservista. É preciso ainda preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, os possíveis doadores passam por uma triagem, que serve para examinar os sinais vitais (a exemplo de pressão, pulso e temperatura).

Em cada coleta é preenchida uma bolsa com capacidade de 450ml, o que representa menos de 10% do total de sangue de alguém. Uma bolsa pode beneficiar até três pessoas, porque as hemácias, plaquetas e o plasma, componentes do sangue, podem ser aproveitados de acordo com a necessidade do paciente.

A doação de sangue é um ato simples, dura entre 40 minutos e uma hora (sendo 4 a 10 minutos de coleta), e não traz nenhum problema para o doador - não “afina” nem “engrossa” o sangue. Para ser voluntário é preciso ter entre 18 e 68 anos de idade, ou 16 e 17 anos de idade - desde que possua autorização do responsável com firma registrada em cartório. Não há peso mínimo: pessoas com menos de 50 quilos também podem doar após passarem por avaliação médica.

Caso a pessoa tenha almoçado, a doação deve ser feita após três horas. O intervalo para doação é de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

Onde doar sangue no Estado

- Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes)
Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. A unidade funciona das 7 às 17h30 horas, de segunda-feira a sábado.

- Unidade de Coleta à Distância de Serra
Tel. 3338-7880/3338-7373. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Dório Silva). Coleta de sangue e cadastro de medula das 7 às 12h30 horas.

- Hemocentro de Linhares
Tel. (27) 3171-4361/4363/4362 - Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Coleta de sangue de segunda-feira a sexta-feira, de 7 às 11h30 horas e cadastro de medula das 7 às 16 horas.

- Hemocentro Regional de Colatina
Tel. (27) 3177-7930 - Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Coleta de sangue de segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 11h40 horas. Cadastro de medula, de segunda-feira a quinta-feira.

- Hemocentro Regional de São Mateus
Tel. (27) 3767-4135 - Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Coleta de sangue e cadastro de medula de segunda-feira a sábado, das 7 às 12 horas.


Tags:



Publicidade