Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Festival de Cultura traz apresentação do Cirque du Soleil - (Conceição da Barra, ES)

Conceição da Barra

Festival de Cultura traz apresentação do Cirque du Soleil - Conceição da Barra

Conceição da Barra Festival de Cultura traz apresentação do Cirque du Soleil

Palhaço Vira-Lata

Com programação gratuita, formada por espetáculos teatrais, shows musicais, apresentações folclóricas, oficinas, exposições, debates e workshops, o município de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, recebe a primeira edição do Pocar Festival de Cultura, de 24 a 30 de janeiro. O ator Rodrigo Robleño é uma das atrações do festival, com o palhaço Vira-Lata, destaque, por quatro anos consecutivos, no espetáculo Varekai, do Circ du Soleil.

O marionetista argentino Catin Nardi, da Cia. Navegante, nacionalmente conhecido pelo Teatro de Bonecos da minissérie Hoje é Dia de Maria, leva à cidade o espetáculo Musicircus, no qual suas marionetes navegam pelo universo da música e do circo. A peça já se apresentou em inúmeros festivais nacionais e internacionais na América do Sul e na Europa.

O show do grupo cênio-musica, Os Plantas, promete ser um dos pontos fortes do Festival. Contemplado por dois anos concecutivos (2009 e 2010) com o prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua, Os Plantas realizam apresentação reunindo importantes influências musicais, ao mesclar um repertório de músicas autorais a canções de Gilberto Gil, Tom Zé, Adoniran Barbosa, Noel Rosa e Grupo Rumo.

Cultura local
O Ticumbi, uma das mais importantes manifestações folclóricas do Espirito Santo, mereceu um lugar de relevância na programação do festival. O evento conta com a apresentação do tradicional Ticumbi de São Benedito do Mestre Terto, com origens no Quilombo do Negro Rugério. Expressão importante da cultura local, o Ticumbi do Mestre Terto foi alvo das lentes da fotógrafa Zélia Siqueira, que promove a abertura da exposição fotográfica Ticumbi de Conceição.

O poeta barrense Maciel de Aguiar e o historiador Marco Antônio Campo Dall’orto lançam livros na programação do Pocar e ainda ministram workshops a respeito da história de Conceição da Barra. Destaque também para os debates e as oficinas que buscam discutir os rumos do turismo e da cultura na região, além de prestar assessoria a grupos artísticos locais como o Renascer da Barra e promover um processo de formação de educadores em formação patrimonial.

“Mais do que a multiplicidade de atrações, nosso intutito é sistematizar estratégias efetivas que chamem atenção para uma nova forma de fazer cultura e turismo na região do Sapê do Norte, com a participação da comunidade local, despertando o interesse para a necessidade de preservação de seus valores e de seus bens materiais e imateriais”, afirma Didito Camillo que, além de idealizar do festival, participa da programação com o monólogo O Pescador Mentiroso, inspirado na tradição oral da cidade, uma homenagem a Mané Bode, falecido pescador, famoso por suas histórias que até hoje povoam o imaginário coletivo do barrense.

Programação
24 de janeiro- quinta-feira
18h - Apresentação do espetáculo “Pequenas Coisas Grandes”, com Residência Teatro, no Casarão.
19h30 - Espetáculo “Antes Solo que Malacompanhado”, da Cia. Circunstância, em frente ao Bar do Cimar, na Cohab.
20h - Apresentação Musical “Os Plantas”, no Bar do Cimar, na Cohab.

25 de janeiro- sexta-feira
14h - Workshop sobre a história de Conceição da Barra, com Marco Antônio Campo Dall´orto, EMEF João Bastos Bernardo Vieira.
17h - Apresentação do espetáculo “Musicircus”, da Cia. Navegantes de Marionetes, no Casarão.
19h - Solenidade de Abertura, na quadra do JEMAR
-Apresentação de Salomão Sosó- “Tsunami em Conceição da Barra”
-Apresentação do Coral Nosso Canto.
-Apresentação de dança com Fernanda Bento.
-Lançamento do Livro de Saulo Ribeiro e Maciel de Aguiar.
-Exposição Fotográfica “Ticumbi de Conceição” de Zélia Siqueira.

26 de Janeiro- sábado
14h - Debate “Rumos do turismo de Conceição da Barra, na quadra do JEMAR
15h30 - Apresentação do Ticumbi de São Benedito de Mestre Terto, na quadra do JEMAR.
17h30 - Apresentação do espetáculo “Tropeço”, com a Tato Criação Cênica, no Casarão.
19h - Apresentação do espetáculo “O Pescador Mentiroso”, da Estandarte Cia. de Teatro, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
21h - Apresentação Musical “Os Plantas”, no Casarão.

27 de janeiro- domingo
10h - Apresentação do espetáculo: “Palhaços à Vista”, na quadra do JEMAR
11h - Apresentação do espetáculo “Titetê Quer Casar”, com o Atelier doTitetê, na quadra do JEMAR
14h - Debate “Festivais de Cultura no Espírito Santo”, na quadra do JEMAR
17h30 - Apresentação do espetáculo: “O Causo de Geraldo ou a Infinita História de Amor em 7 Noites de Lua Cheia, na Bugia (boca da barra)
20h30 - Apresentação do espetáculo “Vira Lata: O Palhaço tá Solto”, comRodrigo Robleño, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
21h30 - Apresentação do Reis de Boi do Mestre Nilo, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

28 de janeiro- segunda-feira
17h - Apresentação do espetáculo “Antes Solo que Malacompanhado”, com a Cia. Circunstância, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
18h - Apresentação do espetáculo “Somente Pra Você”, com o Atelier do Titetê, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
19h30 - Apresentação do espetáculo “O Primeiro Milagre do Menino Jesus”, da Cia. Pele e Osso, no Restaurante do Pintinho.
20h30 - Apresentação do espetáculo “Causos de Brasêro”, da Estandarte Cia. de Teatro, no Restaurante do Pintinho.
21h30 - Apresentação Musical “Relembrando as Serestas nas Noites Enluaradas”, com Toninho Xôxola e Fabíola, no Restaurante do Pintinho

29 de janeiro- terça-feira
16h - Apresentação do espetáculo “História de Gente e Meio Ambiente”, da Estandarte Cia. de Teatro, em frente à Igreja de São Sebastião.
18h - Apresentação do espetáculo “Antes Solo que Malacompanhado”, da Cia. Circunstância, em frente à Igreja de São Sebastião, em Itaúnas.
19h30 - Apresentação do espetáculo “Tropeço”, da Tato Criação Cênica, na Igreja de São Sebastião.
21h - Apresentação do espetáculo “O Primeiro Milagre do Menino Jesus”, da Cia. Pele e Osso, na beira do Rio Itaúnas.
22h - Apresentação do espetáculo “Causos de Brasêro”, da Estandarte Cia. de Teatro, no Restaurante Vila de Itaúnas.

30 de janeiro- quarta-feira
16h - Apresentação do espetáculo “Antes Solo que Malacompanhado”,com a Cia. Circunstância, em frente à Igreja de São Sebastião.
17h30 - Apresentação do espetáculo “O Causo de Geraldo ou a Infinita História de Amor em 7 Noites de Lua Cheia", da Estandarte Cia. de Teatro, na praça da igreja de São Sebastião.
19h - Apresentação do espetáculo “Pequenas Coisas Grandes”, do Grupo Residência, no Centro Cultural de Itaúnas.
20h30 - Apresentação do espetáculo “Vira Lata: O Palhaço tá Solto”, com Rodrigo Robleño, em frente à Igreja de São Sebastião, em Itaúnas.


Tags:



Publicidade