Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Vacinação contra febre aftosa no ES tem o melhor índice - (Piúma, ES)

Piúma

Vacinação contra febre aftosa no ES tem o melhor índice - Dos últimos anos

Dos últimos anos Vacinação contra febre aftosa no ES tem o melhor índice

A 101ª Campanha de Vacinação contra a febre aftosa, realizada no mês de novembro de 2012 pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), registrou o melhor índice de cobertura dos últimos dez anos. Foram vacinados 2.237.601 animais em 30.282 propriedades rurais, o que corresponde a 98,34% do rebanho capixaba.

Segundo o coordenador no Idaf do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, José Dias Porto Júnior, os números demonstram o compromisso dos produtores. “Ficamos satisfeitos com o aumento da cobertura vacinal. Isso reflete a responsabilidade dos criadores, colaborando para manter o Espírito Santo livre da doença, cuja última ocorrência foi registrada em 1996. Destaco ainda o empenho dos servidores do Idaf, comprometidos com a manutenção do status de zona livre de febre aftosa com vacinação, com reconhecimento internacional. A integração e a responsabilidade somaram pontos para a pecuária capixaba”, disse o médico veterinário.

José Dias Porto Júnior destaca, ainda, que quatro municípios tiveram 100% de cobertura vacinal: Marechal Floriano, Piúma, Santa Leopoldina e Vitória. Além disso, 77 dos 78 municípios capixabas registraram índice maior do que 90%.

“Os pecuaristas estão conscientes de que a vacinação é a principal forma para prevenir a enfermidade. Temos trabalhado e investido para que o Espírito Santo eleve o seu status sanitário, alcançando a condição de zona livre de febre aftosa sem vacinação, o que fortalece o reconhecimento quanto à qualidade dos produtos agropecuários produzidos no Estado”, complementa Porto Júnior.

Implicações para produtores que não vacinaram
Os proprietários que não vacinaram seu rebanho serão autuados e receberão autorização para compra da vacina fora do período da campanha para que possam efetuar a vacinação. A multa pode variar de R$ 120,00 a R$ 23 mil, dependendo da quantidade de animais. Além disso, a propriedade fica impedida de movimentar seus bovinos e bubalinos até que a situação seja regularizada.

O Idaf orienta aos faltosos que procurem o mais breve possível o escritório do Instituto em seu município. Após a vacinação, o produtor deve apresentar a nota fiscal da vacina, a ficha de produtor e a declaração de vacinação, além de informar nascimentos e mortes ocorridos desde a última atualização cadastral realizada no Idaf.

Febre Aftosa
A febre aftosa é uma enfermidade provocada por vírus, muito contagiosa e que acomete animais biungulados (de duas unhas). Os principais sintomas clínicos da doença são perda de peso, febre, menor eficiência reprodutiva e o aparecimento de aftas na boca, focinho e tetas dos animais.


Tags:



Publicidade