Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Espírito Santo registra 1.660 assassinatos em 2012 - (Conceição da Barra, ES)

Conceição da Barra

Espírito Santo registra 1.660 assassinatos em 2012 - Violência

Violência Espírito Santo registra 1.660 assassinatos em 2012

O ano de 2012 terminou com 1.660 pessoas assassinadas no Estado. Esse número mostra que a redução de homicídios no ano passado foi de 2,8%, em relação a 2011 - quando 1.708 pessoas foram mortas. Em anos anteriores, a queda nos assassinatos foi maior: 10%, em 2010; e 7%, em 2011.

Apesar da redução geral, o número de homicídios cresceu em 30 municípios capixabas. Sob o risco de não conseguir manter o mesmo ritmo de reduções em 2013, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) promete ações específicas nas regiões onde o número de mortes cresceu.

"Vamos realizar um trabalho específico nesses municípios, que receberão atenção especial. Além de ampliar o policiamento e redirecionar parte do efetivo, vamos ampliar o serviço de inteligência para entender os motivos desse aumento", adiantou o secretário de Estado de Segurança Pública, Henrique Herkenhoff.

Herkenhoff também acrescentou que, em 2013, pelo menos 1,5 mil novos policiais serão colocados nas ruas, e novos investimentos em tecnologia e equipamentos serão feitos.

Apesar de a queda ter sido de apenas 48 homicídios entre 2011 e 2012, o secretário de Estado de Justiça e Ações Estratégicas, André Garcia, destaca que, desde 2010, o Estado já acumula uma redução de homicídios em 20%.

"Nossa meta para 2013 é manter e consolidar essa tendência de redução. A longo prazo, é chegar à média nacional, de 27 homicídios por cada grupo de 100 mil habitantes", afirma.

Garcia também garantiu que, por enquanto, as estratégias de segurança pública não devem mudar. "No início de 2012, houve um crescimento grande da violência. Considerando esse cenário, não esperávamos nada muito acima de 3%. Mesmo assim, a política não vai mudar só porque a redução de homicídios não ocorreu dentro do esperado", acrescentou André Garcia.

Balanço
Em 2012, o número de homicídios cresceu em 30 municípios, tanto na Grande Vitória quanto no interior, como em Jaguaré (28,5%), Conceição da Barra (29,6%) e São Mateus (30%). Em outras 36 cidades, as estatísticas mostram uma redução dos homicídios. Já em outras 12, os índices permaneceram inalterados. As quedas mais significativas, de cerca de 20%, foram registradas em Colatina e Cachoeiro.

Parceria
O governo do Estado também destaca que os municípios podem participar das ações de combate à violência, com videomonitoramento de vias públicas, além de criação ou ampliação de guardas municipais, que atuariam em parceria com a Polícia Militar.

"Para isso, o governo vai apresentar proposta de apoio aos municípios, começando pela Grande Vitória, para compra de equipamentos e treinamento das guardas municipais", promete Henrique Herkenhoff.

O secretário também sugere maior participação dos municípios no tratamento de dependentes de drogas, principalmente do crack. "Vamos pedir que ampliem a oferta de tratamento de dependentes, porque essas pessoas são responsáveis por vários crimes e também estão muito expostas à violência. Por isso, essa iniciativa ajudaria a diminuir os índices de violência", acrescenta Herkenhoff.

Números na Grande Vitória


Vitória
Homicídios
A redução no número de mortes foi de 11%, com 113 casos no ano passado, contra 127 homicídios registrados em 2011

Propostas
A prefeitura pretende ampliar o sistema de videomonitoramento e modificar atuação da Guarda Municipal

A ideia é que a guarda seja mais presente nas ruas e atue de forma integrada com a Polícia Militar. Para isso, 150 novos agentes serão selecionados por concurso público, já em andamento

Vila Velha

Homicídios
O número de assassinatos também caiu na cidade. Foram 222 mortes registradas em 2011, e 216 no ano passado - uma redução de 3%.

Propostas
Uma das estratégias do município é priorizar a prevenção ao uso de drogas com ações de esporte, lazer, cultura e educação, envolvendo principalmente a camada mais jovem da população

Também tem como meta equipar, treinar e armar a Guarda Municipal, além de ampliar o sistema de videomonitoramento

Serra
Homicídios
Número caiu 9% no ano passado. Foram registrados 344 assassinatos em 2012, contra 377 em 2011

Propostas
A prefeitura informou que a redução dos índices de violência será uma das prioridades da nova gestão, que buscará parcerias com o governo do Estado. Contudo, disse que as propostas ainda estão sendo discutidas. O município também garantiu que está avaliando os equipamentos necessários para a execução da política de segurança

Cariacica
Homicídios
Foi o único município da Grande Vitória que registrou aumento no número de homicídios: 288 no ano passado, contra 271, em 2011 - uma alta de 6%

Propostas
Fechar parcerias com o Estado, colocar em funcionamento o sistema videomonitoramento, criar Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social em até 6 meses e fortalecer o Grupo de Gestão Integrada Municipal (GGIM)


Tags:



Publicidade