Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Santa Teresa ganha centro de degustação de café - (Santa Teresa, ES)

Santa Teresa

Santa Teresa ganha centro de degustação de café - Conquista

Conquista Santa Teresa ganha centro de degustação de café

Os cafeicultores de Santa Teresa ganharam um centro de degustação, inaugurado na tarde da última quinta-feira (13). A instalação do centro foi possível por meio de uma parceria entre o Governo do Espírito Santo, a prefeitura municipal e o Sindicato dos Produtores Rurais.

Os equipamentos para montagem da unidade foram repassados pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O investimento foi de R$ 21,8 mil para a compra de medidores de umidade, mesa de degustação, cuspideira, torrador de amostras, mesa de classificação, peneiras, entre outros equipamentos.

“Nosso objetivo é que este centro de treinamento capacite profissionais para desenvolverem as habilidades sensoriais de classificação do café. A qualidade, por enquanto, remunera melhor os produtores. No futuro, o café de qualidade vai ser essencial para o produtor se manter no mercado e poder continuar a viver no campo. A cafeicultura capixaba é caracterizada por pequenos produtores e, em Santa Teresa, o percentual chega a 97% de produtores de base familiar”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

“A inauguração deste centro é muito importante para o desenvolvimento da cafeicultura de Santa Teresa. Esperamos poder contar sempre com parcerias como esta, que ajudam o município, e agradecemos o reforço do Governo do Espírito Santo para que este projeto fosse concluído”, declarou o prefeito Gilson Antonio de Sales Amaro.

“O centro de degustação deve ser a porta de entrada do cafeicultor em Santa Teresa para ele conhecer o produto que cultiva. A falta de investimento em qualidade de café representa perdas financeiras; os investimentos poderiam minimizar a situação de pobreza que ainda atinge muitos cafeicultores de conilon. Este município começou a ter iniciativas em produção de café de qualidade há algumas décadas. Porém, somente na nossa geração é que foi possível fazer um investimento maior e ficar mais próximo do mercado”, destacou o presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Mello.

Após a inauguração, terão início as aulas do primeiro curso, que serão oferecidas por profissionais da empresa Conilon Brasil. Com as capacitações, o produtor ou o comerciante de café poderá atestar para o consumidor a qualidade do produto. Os profissionais vão aprender a separar os defeitos e a definir os gostos de cada tipo de café.


Tags:



Publicidade