Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Escola capacita cem profissionais por ano em Cachoeiro - (Presidente Kennedy, ES)

Presidente Kennedy

Para 2013, o objetivo é dobrar a capacidade e formar 200 funcionários - Região Sul

Região Sul Para 2013, o objetivo é dobrar a capacidade e formar 200 funcionários

Entre os anos de 2011 e 2012, seis turmas foram formadas pela Escola de Corte e Costura de Calçados de Cachoeiro de Itapemirim, capacitando cerca de 200 profissionais. A ação do Sindicato da Indústria de Calçados do Espírito Santo (Sindicalçados) para solucionar o déficit de mão de obra qualificada vai ficar mais forte a partir de 2013. É que com a instalação da unidade no Centro Integrado Sesi/Senai do município e aquisição de maquinário próprio, há a expectativa de dobrar essa capacidade e formar 200 pessoas anualmente.

De acordo com o presidente do Sindicalçados, Altamir Martins, a escolha do município para sediar o projeto foi estratégica, devido a sua importância para a indústria calçadista. A cidade concentra 25,7% das empresas e responde por quase 50% dos 4000 empregos diretos e indiretos do segmento. “O fortalecimento do polo de Cachoeiro é fundamental para o setor, já que o município concentra 25,7% das indústrias e gera 46,7% dos empregos no ramo. O projeto da Escola é pioneiro e a intenção é em breve criar uma nos mesmos moldes em Vitória”, disse.

Também em 2012, a Escola de Corte e Costura de Calçados recebeu o apoio da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim. As alunas dos cursos ganharam uma carteirinha que garantiu a gratuidade no transporte para assistir as aulas. Prefeituras de outros municípios, como Presidente Kennedy, somam esforços e oferecem ônibus para quem integra as turmas.

Estrutura
A responsável pelo setor pedagógico do Sesi/Senai de Cachoeiro, Tânia Mara de Oliveira, lembra que as primeiras turmas foram abertas em fevereiro de 2012, entretanto o projeto funciona há mais tempo. “Desde 2010, nós fazemos esse trabalho de capacitação dentro das próprias indústrias, utilizando o espaço e os equipamentos dos empresários”, conta.

Ainda assim, as empresas continuam atuantes no projeto, indicando seus próprios funcionários para fazerem os cursos. “A demanda por trabalhadores é muito grande, assim como a rotatividade do mesmo. Por isso, as indústrias precisam constantemente desse trabalho de capacitação”, disse Tânia.

Crescimento e reconhecimento
Atualmente, 140 fábricas compõem o polo calçadista capixaba, especializado na produção de produtos femininos, com geração de 4000 postos de trabalho de forma direta e indireta e produção de 30 mil pares de sapatos por dia.

Durante todo o ano, o Sindicato acompanhou de perto os grandes eventos do setor realizados no país e no Espírito Santo. A instituição enviou seus representantes e organizou missões técnicas para a Francal, a Couromoda e a Office PaperBrasil Escolar. No Estado, esteve representando as indústrias locais na 23ªe 24ª Espírito santo Calçados, com as tendências em calçados e acessórios para as estações outono/inverno e primavera/verão, respectivamente.

O trabalho do presidente do Sindicalçados, Altamir Martins, à frente da instituição, foi reconhecido pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em outubro. Ele recebeu a “Medalha de Mérito Sindical”, durante solenidade realizada no cerimonial Le Buffet, em Vitória. “O associativismo é essencial nas nossas vidas, tanto nos aspectos pessoais, quanto nos profissionais e empresariais, pois ninguém faz nada sozinho. Agradeço a todos os empresários do setor calçadista que acreditaram em mim e me tornaram um líder sindical”, disse na ocasião.


Tags:



Publicidade