Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Mais de 2 mil bolsas em faculdades particulares em 2013 - (Baixo Guandu, ES)

Baixo Guandu

Mais de 2 mil bolsas de estudo em faculdades particulares para alunos da rede estadual serão oferecidas em 2013 - Nossa Bolsa

Nossa Bolsa Mais de 2 mil bolsas de estudo em faculdades particulares para alunos da rede estadual serão oferecidas em 2013

Os estudantes capixabas interessados em ingressar numa faculdade por meio do Programa Nossa Bolsa em 2013 e ganhar descontos de até 100% nas mensalidades dos cursos devem ficar a atentos. As inscrições para as 2.018 vagas começam nesta quinta-feira, às 7h, e vão até o dia 21 de dezembro exclusivamente pelo www.nossabolsa.es.gov.br.

Uma das novidades deste edital é o acréscimo de 818 vagas em relação ao ano anterior, quando foram oferecidas 1.200 bolsas: ou seja, aumento de 65% na quantidade de estudantes contemplados. O número de faculdades privadas participantes também aumentou de 34 para 35.

O valor da bolsa obtida pelos estudantes varia conforme os critérios de seleção, mas o candidato pode ganhar descontos de 50% a 100% na mensalidade do curso escolhido. Para o ano que vem, o Governo do Estado também resolveu abrir mais opções de cursos no interior do Estado, priorizando áreas de Saúde, Tecnologia, Engenharias e Formação de Professores, tidas como prioritárias para o Governo.

Quem pode
Para se candidatar, é preciso que o aluno tenha feito todo o ensino médio na rede pública. O critério de seleção também depende das notas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. O estudante precisa ter tirado, no mínimo, 450 pontos na prova objetiva.

Outro critério de seleção avalia a renda familiar do candidato - que não pode ser maior do que três salários mínimos. Por último, o aluno interessado não pode ter nenhuma formação superior posterior.

Os cursos levam em consideração a demanda econômica de cada cidade e região do Estado. Desde o início do programa, em 2006, mais de 8 mil estudantes se formaram pelo Nossa Bolsa.

Novidades
O governador Renato Casagrande anunciou também a intenção de construir mais 20 escolas técnicas em cidades principalmente do interior, suprindo a falta de faculdades em algumas localidades.

“Queremos ter qualidade na educação no Ensino Médio. Cidades como Baixo Guandu, Viana, Guaçuí e Itaparimim vão ganhar escolas técnicas para formar profissionais para atender à demanda econômica local”, afirmou Casagrande.

Outra novidade anunciada pelo governador é que, a partir de 2013, todas as cidades do Estado deverão oferecer cursos preparatórios para o Enem para alunos da rede pública que estão no 3º ano.

“São cerca de 28 mil alunos nessa série em todo o Estado. Não teremos os cursos em todas as escolas, mas elas poderão se unir e oferecer, em conjunto, o curso naquela cidade. Mas todo município vai ter que oferecer um preparatório”, reiterou.

Cursos e vagas
Administração: 139
Arquitetura e Urbanismo: 32
Biomedicina: 45
Ciência da Computação: 35
Ciências Biológicas: 116
Ciências Contábeis: 72
Ciências Econômicas: 5
Comunicação Social: 25
Design de Interiores: 5
Design de Modas: 5
Direito: 106
Educação Física: 25
Enfermagem: 85
Engenharias: 414
Farmácia: 66
Filosofia: 5
Física: 25
Fisioterapia: 47
Fonoaudiologia: 5
Geografia: 4
História: 26
Jornalismo: 7
Letras: 78
Marketing: 4
Matemática: 55
Medicina: 3
Medicina Veterinária: 45
Nutrição: 30
Odontologia: 10
Pedagogia: 108
Psicologia: 39
Publicidade e Propaganda: 6
Química: 40
Serviço Social: 24
Sistema de Informação: 110
Tecnologia em Comércio Exterior: 15
Tecnologia em Design de Moda: 10
Tecnologia em gestão de análise e desenv. de sistemas: 25
Tecnologia em gestão em redes de computadores: 15
Tecnologia em gestão RH: 15
Tecnologia em petróleo e gás: 50
Tecnologia gestão financeira: 15
Tecnologia em logística: 25
Turismo: 2

Inscrições
Começam hoje, às 7h, exclusivamente no site www.nossabolsa.es.gov.br. A inscrição fica aberta até o dia 21 de dezembro. O resultado da seleção será divulgado em janeiro de 2013.

Resultado
A efetivação da matrícula poderá ser feita em até cinco dias após a divulgação do resultado. No site, o aluno interessado deverá informar o curso, e faculdade e o turno escolhido.


Tags:



Publicidade