Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Somente 38 prefeitos eleitos têm ensino superior - (Linhares, ES)

Linhares

Somente 38 prefeitos eleitos têm ensino superior - Falta de Graduação

Falta de Graduação Somente 38 prefeitos eleitos têm ensino superior

Metade dos prefeitos eleitos nas cidades do Espírito Santo concluiu o ensino superior, enquanto três apenas sabem ler e escrever. O levantamento, com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostra ainda que, depois do superior, o nível de escolaridade mais comum entre os futuros prefeitos capixabas é o ensino médio completo.

Entre 76 dos 78 municípios – Guarapari e Pedro Canário ainda aguardam decisão judicial para que o prefeito seja definido –, 38 eleitos passaram pelos bancos de uma faculdade ou universidade. Oito iniciaram o ensino superior, mas ainda não terminaram. Outros 15 têm o ensino médio.

Há ainda quatro que estudaram até os primeiros anos do ensino fundamental e outros oito que chegaram a concluí-lo. Nozinho Correa (PDT), de Linhares, José Alcure (PP), de Ibatiba, e João Paganini (PSB), de Iconha, são os que declararam à Justiça Eleitoral apenas saber ler e escrever.

O empresário Osmar Passamani (PMDB), de Marilândia, está entre os eleitos que possuem ensino fundamental incompleto. Ele diz que estudar é importante para ser um bom prefeito mas, aos 62 anos, acredita que a experiência faz a diferença. "Eu já sou de idade e fui prefeito duas vezes, aprendi com a vida. Fui bem sucedido nos meus negócios e não enfrentei dificuldades na prefeitura", afirmou.

Mas, aos jovens que pretendem ingressar na vida pública, ele aconselha: "É melhor estudar". Deputado estadual, o prefeito eleito de São Gabriel da Palha, Henrique Vargas (PRP), avalia que o estudo é imprescindível. "Acho que para todo cargo que tem uma função importante para a sociedade deve ser exigido o curso superior, em qualquer área, ou ao menos o ensino médio", opina.

Ele reconhece, no entanto, que alguns políticos, mesmo sem esse grau de instrução, conseguem fazer um bom mandato. "Eles recebem o voto dos eleitores, que acreditam que serão bons administradores e, às vezes, são. É porque têm uma equipe que os ajuda", pondera o deputado.

Vargas é um dos seis médicos que tomarão posse como prefeitos no próximo dia 1º de janeiro, para quatro anos de mandato. As profissões dos eleitos que têm curso superior passam ainda por empresário, advogado, dentista, tabelião, delegado e enfermeiro.

Diplomação será nos dias 17, 18 e 19

A diplomação dos prefeitos e vereadores eleitos nas eleições municipais será feita entre os dias 17 e 19 de dezembro, segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Para os eleitos em Vitória, a diplomação será no dia 18, às 18 horas, no Pleno do TRE, em Vitória.

Vereadores vão aprender Direito e Sociologia

No primeiro final de semana de dezembro, 58 vereadores eleitos no Estado devem participar de um curso de capacitação. Além de Direito, os vereadores do PSD receberão noções de Sociologia.

O objetivo é justamente preparar aqueles que não têm formação ou prática para atuar no Legislativo. Os parlamentares são do PSD, partido criado há pouco mais de um ano no país e que participou das eleições pela primeira vez.

O advogado e presidente do Conselho de Ética do PSD no Espírito Santo, Alexandre Rossoni, diz que é comum parlamentares, principalmente no primeiro ano de mandato, não terem conhecimentos técnicos sobre apresentação de projetos de lei, por exemplo.

"Quando são eleitos, eles representam setores segmentados da sociedade. São agricultores, donas de casa... Às vezes não têm conhecimentos sobre como fazer um projeto de lei ou como é o trabalho do vereador", resume o advogado.

"No dia a dia vemos vereadores ou até deputados federais aprovando projetos inconstitucionais que redundam depois na Justiça. Se não se formar o legislador logo no início, ele pode provocar entraves tanto no Legislativo quanto no Judiciário", alerta.

As orientações devem ser intensificadas, posteriormente, no interior do Espírito Santo.Depois do curso, o presidente do Conselho de Ética do partido garante que vai acompanhar o trabalho nas Câmaras de todo o Estado para saber se os parlamentares vão colocar em prática as lições apresentadas nas aulas.


Tags:



Publicidade