Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Turismo gera oportunidades de emprego em Cariacica - (Alegre, ES)

Alegre

Turismo gera oportunidades de emprego em Cariacica - Oportunidade

Oportunidade Turismo gera oportunidades de emprego em Cariacica

Participantes do Curso de Turismo promovido pela Prefeitura

“Cariacica é uma joia que está sendo lapidada”. A gerente de turismo, Marisa Moreira de Assis Prado, ressalta com essa frase o trabalho que vem sendo realizado na cidade. Só nos meses de outubro e novembro a Prefeitura em parceria com o Governo do Espírito Santo já ofereceram a população as capacitações de: Inglês Instrumental, Camareira e Excelência na Receptividade ao Turista.

Mais de 40 munícipes, entre profissionais que buscavam qualificação profissional e trabalhadores que lutam por uma vaga no mercado de trabalho receberam as capacitações. Os cursos aconteceram na Casa do Empreendedor, localizado no Trevo de Alto Lage, Hotel Pouso Alegre, em Campo Grande e no Centro de Conhecimento da sede da Prefeitura de Cariacica, respectivamente.

Qualificações de eletricista, jardinagem e paisagismo, pães, doces e biscoitos também são estendidos para as regiões da área rural como: Pau Amarelo, Cachoeirinha, Roda D’água, etc.

O conhecimento é um fator determinante para o sucesso dos negócios no turismo. E Cariacica tem um grande potencial. A cidade cresce e aqui vários investimentos estão presentes. O estádio Kléber Andrade, o novo shopping Moxuara e diversas outras obras estão em andamento no município. Junto esse desenvolvimento é imprescindível uma população capacitada, que saiba receber o turista e empreender neste ramo.

Durante os cursos, os produtores rurais e demais empreendedores aprendem sobre boas práticas no seguimento. Atividades práticas também são realizadas, estimulando o intercambio entre os empresários e trabalhadores do turismo.

Marisa Moreira de Assis Prado

“O turismo ainda é uma coisa nova. Algumas pessoas ainda não enxergam esse seguimento como um negócio. Então nós enquanto Prefeitura, realizamos a mobilização de porta em porta, falando da importância, o que é isso, os ganhos financeiros e pensando também na conservação e preservação do meio ambiente. Fazemos visitas, conversamos com a população, oferecemos curso. É o poder público abraçando essa população do campo, que antes era esquecida.
Hoje as pessoas conversam com a gente e sabem que a Prefeitura pensa nos pequenos produtores e no turismo. Nós estamos de fato, indo até as pessoas”, explica Marisa”.

A gerente ainda revela o espírito de empenho que tomou conta da cidade: “Cariacica de oito anos pra cá, é assim: do pouco faz muito. Então o turismo não podia ficar fora dessa onda e trazer resultados positivos que é o mais importante. Se não for para isso, não tem por quê. Isso é muito gratificante. Hoje eu vejo Cariacica com um grande potencial, tem muito que avançar e vamos continuar trabalhando”, finaliza.

Parceiros

O sucesso do turismo cariaciquense só é possível através de parcerias que foram firmadas através projetos e vontade política do poder executivo municipal. Assim a Prefeitura conquistou parceiros fundamentais como: Sebrae, Governo do Espírito Santo, através da secretaria de Turismo e do projeto Qualifica ES e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

"Tendo oportunidade, eu vou na hora, não penso duas vezes”

Liliane Correia Pereira Rocha

“Liliane Correia Pereira Rocha, moradora de Cangaíba já participou de diversos cursos oferecidos pela Prefeitura, através da Gerência de Turismo. O último foi o de eletricista. “Eu já participei de vários cursos de culinária e costureira. Agora eu quero na área da construção civil, de pedreiro, azulejista, enfim, eu adoro trabalhar e resolver tudo. Ainda vou trabalhar nessa área”, revela Liliane, com toda fibra de quem sabe aonde quer chegar”.

“Subo em tudo, conserto qualquer aparelho. Hoje eu não preciso pagar ninguém para mexer nos utensílios da minha casa, faço tudo sozinha e ainda aviso, vou disputar uma vaga no mercado de trabalho e vou conseguir”, finaliza.

“Estava em casa, fui convidada, participei e agora vou em busca de trabalho”

Vanusia Izidio Semião

Através da mobilização da gerência de turismo, explicando a importância e a possibilidade de geração de renda, Vanusia Izidio Semião, aproveitou a oportunidade e participou pela primeira vez de um curso oferecido pela Prefeitura. A capacitação de camareira foi o escolhido pela dona de casa, depois da qualificação, ela promete ir à frente.

“Gostei demais, não esperava que fosse tão bom. Agora vou aplicar isso tudo em casa e de lá vou em busca de um trabalho formal. Quero disputar uma vaga, sei que essa área só tende a crescer aqui em Cariacica”.

O mecânico de automóveis no curso de camareira

“Não tenho medo de trabalho. A Copa de 2014 e o crescimento de Cariacica indicam que esse seguimento também vai crescer. E eu quero estar qualificado para uma futura chance”, revela o mecânico de automóveis, Gerson Luz Marinho, que participou do curso de camareira e ainda elogiou a integração entre as pessoas.
Gerson Luz Marinho

“Não tenho medo de trabalho. A Copa de 2014 e o crescimento de Cariacica indicam que esse seguimento também vai crescer. E eu quero estar qualificado para uma futura chance”, revela o mecânico de automóveis, Gerson Luz Marinho, que participou do curso de camareira e ainda elogiou a integração entre as pessoas.

“E para melhorar ainda encontrei pessoas maravilhosas e tivemos a oportunidade de trocar experiências. Um foi ajudando o outro”.

Informações Adicionais:
Jornalista Responsável: Simone Diniz
Texto: Gustavo Ribas


Tags:



Publicidade