Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Sobe para doze o número de municípios em alerta - (Barra de São Francisco, ES)

Barra de São Francisco

Sobe para doze o número de municípios em alerta por causa da chuva - Chuvas

Chuvas Sobe para doze o número de municípios em alerta por causa da chuva

Chuva desta terça-feira alagou o Centro de Alegre, no sul do Estado

As fortes chuvas registradas no Espírito Santo desde a noite de segunda-feira (12) causou grandes estragos em várias cidades e deixou pelo menos 49 pessoas desalojadas e outras 18 desabrigadas. De acordo com a Defesa Civil Estadual, as cidades mais afetadas na noite desta terça-feira (13) foram Guarapari, Alfredo Chaves, Domingos Martins e Nova Venécia.

Em algumas cidades a chuva caiu por mais de quatro horas. Houve registro de desabamento de casas, muros e deslizamentos de terras.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Edmilton Ribeiro, foram registradas chuvas de granizo nesta terça-feira no distrito de Aracê, em Domingos Martins. O coronel frisou que as informações ainda estão sendo levantadas na localidade, mas adiantou que algumas casas ficaram destelhadas.

Segundo registros da estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em oito dias, o volume de chuva foi de 152 milímetros em Alegre, Sul do Estado. "Em Santa Tereza choveu em duas horas 43 milímetros, é um volume muito alto. Em São Mateus choveu 42 milímetros. E em Alegre passou de 62 milímetros. Como os solos urbanos são todos impermeáveis por causa do asfalto, ocorrem alagamentos", disse o coronel.

Outros estragos foram registrados na Vila de Regência, em Linhares, onde uma casa e uma igreja desabaram em decorrência das chuvas. Já em Alfredo Chaves, um poste ameaça cair sobre casas da redondeza. Em Sooretama, o temporal derrubou a estrutura de um posto de combustíveis às margens da BR 101, que pesava cinco toneladas.

No momento do acidente, um carro estava embaixo da cobertura do posto e foi atingido. Duas mulheres estavam dentro do veículo e ficaram presas. Elas foram retiradas por moradores sem ferimentos. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, as vítimas pararam no local para esperar a forte chuva passar.

Nesta quarta-feira (14) a Defesa Civil Estadual emitiu alerta de risco de deslizamento de inundação para mais cinco municípios, como Água Doce, Alegre, Barra de São Francisco, Guaçuí, Castelo, Conceição do Castelo, Nova Venécia e São José do Calçado, em virtude das fortes chuvas que atingiram esses municípios entre terça e quarta-feira. O alerta foi emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e aponta para risco moderado para a ocorrência.

"São regiões já mapeadas pela Defesa Civil, onde existem várias residências em situação de risco e que precisam ser monitoradas. Todas essas cidades precisam de atenção especial", explica.

Na terça, a Defesa Civil já havia emitido um alerta de risco nos municípios de Santa Leopoldina, Serra, Santa Maria Jetibá, Cariacica. O motivo de preocupação é o acúmulo de 122mm de chuva nos últimos sete dias na estação Santa Teresa (Inmet), da aproximação de uma área de instabilidade que pode provocar pancadas de chuva e da previsão de continuidade da precipitação ao longo do período.

Com informações de Tiago Félix


Tags:



Publicidade