Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Barra de São Francisco pode se tornar capital do granito - (Barra de São Francisco, ES)

Barra de São Francisco

Barra de São Francisco pode se tornar capital do granito - Projeto de Lei

Projeto de Lei Barra de São Francisco pode se tornar capital do granito

O Plenário da Assembleia Legislativa (Ales) aprovou, na tarde desta segunda-feira (29), em sessão ordinária, requerimento de urgência do deputado Luciano Pereira (DEM) ao Projeto de Lei 91/2012, que confere ao município de Barra de São Francisco o título de “Capital Estadual do Granito”.

A cidade, localizada na Região Noroeste do Estado, é conhecida nacionalmente como grande explorador de granito. Lá estão as maiores jazidas de granito do País, com previsão de exploração ao longo de dois mil anos. Devido ao potencial do município, o democrata protocolou, em março deste ano, a proposição que confere ao município francisquense o referido título.

“A exploração do granito no município de Barra de São Francisco iniciou-se a partir dos anos 80, quando foram exportados os primeiros blocos de coloração amarela. Empresários da região ingressaram no segmento em 1987, incrementando a produção, que anteriormente era dominada pelos exploradores das jazidas de mármore de Cachoeiro de Itapemirim, até então as únicas pessoas do Estado que dominavam as técnicas da extração de rochas”, explicou Pereira.

Atualmente são encontradas em Barra de São Francisco 69 jazidas em regime de extração, gerando 2,5 mil empregos. Cerca de 600 pedidos de abertura de novas unidades aguardam liberação do Ministério das Minas e Energia. “Tendo em vista esses relevantes dados, é justo que o município receba o título de Capital Estadual do Granito”, disse.

Plenário da Ales delibera 41 Projetos Indicativos
Além do requerimento do deputado Luciano Pereira, 41 Projetos Indicativos foram deliberados pelos parlamentares na primeira sessão ordinária desta semana. Três delas são de autoria do presidente da Casa, deputado Theodorico Ferraço (DEM).
 
A primeira delas, Indicação 457/2012, sugere a concessão legal aos servidores públicos estaduais o benefício de folga do trabalho no dia do aniversário natalício, sem prejuízo salarial. Já a proposta 459/2012 pede que seja analisada a possibilidade de formalização de convênio financeiro entre a Secretaria de Estado de Saúde e o Hospital Apóstolo Pedro para manutenção e custeio da instituição, além da implantação do pronto-socorro.
 
Por fim, o Projeto Indicativo 460/2012 solicita a construção de um sede do Corpo de Bombeiros no distrito de Itaipava, localizado no município de Cachoeiro de Itapemirim, onde está sendo construído o Porto da Edson Chouest para apoio às bacias petrolíferas.
 
O deputado Glauber Coelho (PR) conseguiu a aprovação de 27 Indicações. Dessas, nove pedem construção de unidades habitacionais em municípios do sul do Estado e 11 propostas demandam a instalação de unidades integradas de polícia, também em municípios sulistas.
 
O peemedebista Esmael de Almeida teve duas propostas aprovadas. O destaque foi para a Indicação 488/2012, que prevê a construção de uma baia especial para o embarque e desembarque de pessoas em frente à Assembleia Legislativa, cuja intervenção é uma reivindicação de servidores do Poder Legislativo.
 
Os deputados Atayde Armani (DEM), Dary Pagung (PRP), Roberto Carlos (PT), Aparecida Denadai (PDT) e Luzia Toledo (PMDB) também tiveram indicações aprovadas pelos parlamentares. Luzia apresentou seis matérias e a ênfase vai para a Indicação 491/2012, que sugere ao Poder Executivo a criação de uma Fazenda Experimental na região do Caparaó.


Tags:



Publicidade