Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Veja os bairros que mais elegeram vereadores em 3 cidades - (Castelo, ES)

Castelo

Levantamento mostra a votação nos municípios de Vila Velha, Serra e Cariacica - Eleições 2012

Eleições 2012 Levantamento mostra a votação nos municípios de Vila Velha, Serra e Cariacica


Para conseguir uma vaga na Câmara de Vila Velha, os vereadores eleitos tiveram que rodar o município atrás de votos. O mapa da votação no município feito por A GAZETA com base em dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mostra que apenas dois dos 17 eleitos obtiveram acima de mil votos em um único bairro: Duda da Barra (PR), na Barra do Jucu, e Almir Neres (PSD), em Santa Rita.

Nenhum dos vereadores teve voto suficiente em um único bairro para se eleger. Os locais que deram mais votos aos eleitos, somando a votação obtida pelos 17, foram Centro (2.662), Cobilândia (2.513), Coqueiral de Itaparica (2.576) e Itapoã (2.082).

O atual presidente da Câmara, Ivan Carlini (PR), e o vereador João Artem (PSB) foram reeleitos com votos da região da Grande Cobilândia. Eles dividiram forças em Cobilândia, onde tiveram a maior votação: 867 e 734 votos, respectivamente.

Mais votado na disputa, Marcos Rodrigues (PP) teve votos pulverizados em bairros tradicionais como Centro, Ibes e Coqueiral. Já os bairros da orla ajudaram a eleger Joel Rangel (PSB) e Ricardo Chiabai (PPS).


Serra
O mapa da votação no município da Serra mostra que, em geral, os 23 vereadores que assumirão mandato tiveram presença nas urnas de todos os bairros. Mas foi Jacaraípe que se saiu melhor: foi de lá que partiram 11% dos mais de 52,3 mil votos para a nova legislatura e onde se elegeram três dos 23 novos parlamentares. Nenhum outro bairro emplacou tantos representantes.

São de Jacaraípe os novos vereadores Nacib (PDT) e José Raimundo (PSL), e também o reeleito Bruno Lamas (PSB), campeão de votos na cidade que alcançou 4.488 confirmações na urna – 1,7 mil delas vindas do bairro onde reside.

O bairro Carapina foi o segundo mais influente em votação na Serra e contabilizou 3.206 eleitores. Lá foi eleito o estreante Rodrigo Caldeira (PDT), o quarto com melhor expressão nas urnas.

As seções de Feu Rosa, apesar de serem a origem de 2,5 mil votos totais neste pleito, só deram vitória a um vereador do bairro: Pastor Ricardo (PRB), que conquistou 125 eleitores, sua melhor marca. Ainda assim, não foi o mais votado da vizinhança, já que Aécio Leite (PT) chegou à marca de 385.

Os bairros menos presentes nas urnas foram Chapada Grande, Campinho da Serra e Queimados – este registrou apenas um voto para vereador. O "escolhido" foi Marcos Tongo (PTdoB), que mora em Nova Almeida, bairro que lhe deu 1.148 votos.

Benefícios
A próxima legislatura na Câmara da Serra começa com seis cadeiras a mais que a atual. Os atuais vereadores, no início deste ano, aprovaram o aumento de vagas e o mantiveram mesmo após o veto do prefeito Sérgio Vidigal (PDT). Os salários também serão mais abastados: passarão de R$ 5,7 mil para R$ 9,2 mil ao mês, o maior salário pago a vereador no Estado.

Como se não bastasse, a Casa comandada pelo presidente Cézar Nunes (PDT) – que se reelegeu com 3,3 mil votos – também cede carro, gasolina, fotocópias aos seus membros.



Cariacica
Dos 19 vereadores eleitos em Cariacica, cinco tiveram votação expressiva em um único bairro. Com isso, cinco bairros terão ao menos um representante na Câmara: Cariacica-Sede, Nova Rosa da Penha I, Porto de Santana, Rio Marinho e São Francisco.

O caso mais representativo é Ozéias Lopes (PV), que recebeu 2.152 votos em Rio Marinho. A vereadora Ilma Chrizostomo (PSDB) se reelegeu com 1.576 votos de eleitores do seu bairro, São Francisco. Robertinho Amorim (PDT) foi reeleito com a escolha de 1.232 eleitores do seu reduto, Cariacica-Sede.

Os novatos professor Marcos Bruno (PRTB) e Itamar Freire (PDT) garantiram vaga na Câmara com as votações obtidas em Porto de Santana (1.049 votos) e Nova Rosa da Penha I (1280 votos), respectivamente.

Colégios eleitorais tradicionais como Campo Grande, Itacibá e Jardim América não elegeram vereador diretamente, mas garantiram duas vagas na Câmara, cada, somando os votos de bairros dessas regiões.

A votação obtida em bairros como Santa Fé, Campo Grande, São Geraldo e Rosa da Penha elegeu Claudemir Souza (PSB), o Bi, e Celso Andreon (PT). Eleitores de Itanguá, Nova Brasília e Oriente, na região de Itacibá, elegeram Zé do Miguel (PT) e reelegeram Robinho Pimentão (PDT).

Na região de Jardim América, foram eleitos Amarildo Araújo (PSB), com 833 votos só em Vera Cruz, e Jocelino Miguel (PP), com votação expressiva em Bela Aurora, Boa Sorte e Vale Esperança.

Seu Pedro (PT) elegeu-se com votos de Bela Vista, Castelo Branco e Rio Marinho, e Joel Perovano (PSDB), na região de Porto de Santana. Os outros seis tiveram votação pulverizada por vários bairros.







Tags:



Publicidade