Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Neuzinha (PSDB) discrimina cultura hip-hop em vídeo - (Cachoeiro de Itapemirim, ES)

Cachoeiro de Itapemirim

Vereadora Neuzinha (PSDB-ES) discrimina cultura hip-hop, critica CRJ e causa revolta na população - Polêmica

Polêmica Vereadora Neuzinha (PSDB-ES) discrimina cultura hip-hop, critica CRJ e causa revolta na população

“...arte de ir pra cadeia!”, diz vereadora em vídeo gravado na Câmara de Vitória

   

O site DNA Urbano , que fala sobre manifestações artísticas e culturais capixabas, se revoltou contra a vereadora de Vitória Neuzinha Oliveira (PSDB-ES) na última quarta-feira (03). A causa foi um vídeo postado no YouTube de um trecho do discurso da mesma em uma sessão na Câmara Municipal de Vitória.

Neuzinha, que também é candidata a reeleição nas eleições municipais desse ano, aparece na bancada dizendo que “esse negócio de ensinar hip-hop e capoeira é enganação e entretenimento”. “Enquanto meu filho enrola as costas no chão, o filho de quem pode ta[sic] fazendo francês e inglês pra[sic] disputar com meu filho no futuro”, completou.

Isso tudo, segundo a própria vereadora, foi dito ao prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), em um encontro em Brasília. O depoimento abalou os capixabas, que encheram a página do YouTube com comentários de rejeição e revolta contra a candidata.

VEJA ALGUNS COMENTÁRIOS NO FINAL DA MATÉRIA

No final do vídeo, Neuzinha ainda discrimina os grafiteiros quando diz que o grafite não é arte “...arte? arte de ir pra cadeia!”.

“Achei esse depoimento uma falta de respeito não só comigo e com o rap, mas com todas as outras culturas. Quem somos nós para julgar a cultura alheia, principalmente ela, como liderança e pessoa pública, tem que respeitar”, manifestou o videomaker do grupo Fora do Padrão.

O grafite é um dos quatro pilares da cultura hip-hop – os outros três são o rap, o DJ e o break -, e a relação entre as duas formas de arte (grafite e hip-hop) surgiu na década de 70, nas comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque.

Smoke (na foto abaixo), webdesigner e criador do site DNA Urbano , carrega a responsabilidade de representar os grafiteiros capixabas com orgulho e não conseguiu se calar diante de tanto equívoco. “Ela quer tirar uma verba que é destinada à cultura e destinar à educação, que são duas áreas distintas, secretarias diferentes”, explica o webdesinger.

Em seu site, Smoke conta que o hip-hop tem resgatado milhares de jovens em todos os cantos do mundo, e que a juventude capixaba tem sido cada vez mais instruída a respeito de vários segmentos, conquistado espaço e sendo cada dia mais conscientes de seus direitos e deveres, isso, muitas vezes, graças à cultura hip-hop.

“O grafite me deu muita coisa e não me tirou nada: me deu família, trabalho, amigos e abriu portas pra mim. Foi através do grafite que passei a trabalhar em outra área, a estou hoje, porque as pessoas que conheci no meio artístico me deram oportunidade”, desabafa.

“O hip-hop é uma cultura que entra em lares onde político nenhum consegue alcançar e resgata vidas, é uma cultura que descobre os talentos escondidos e os levam à tona, dando inúmeras oportunidades e perspectivas. Será que esses jovens e essa cultura não merecem um mínimo de respeito da sociedade e de seus governantes?”, indagou Smoke.

Centro de Referência da Juventude
As oficinas que Neuzinha cita no vídeo - capoeira, break e hip-hop - são oferecidas no Centro de Referência da Juventude de Vitória (CRJ), o “Setejovis”, como a vereadora diz. O CRJ é um espaço para convivência, participação, formação, informação e expressão da juventude de Vitória que a população capixaba conquistou há seis anos. O Centro oferece vários cursos - como fotografia, grafite, capoeira e skate -, oficinas e workshops.

“Ela não faz ideia da luta que foi para conseguirmos aquele espaço. Desde que me entendo por gente que eu, juntamente com a juventude de Vitória, procuro um espaço em que eu possa me identificar, me informar, estudar, aprender coisas novas, tudo em um só lugar. O CRJ foi uma conquista muito suada, após quase três anos de Orçamento Participativo”, desabafou o presidente da Associação Capixaba de Skate, Lauro Almeida.

Para o coordenador geral do Centro de Referência da Juventude de Vitória, Neuzinha foi extremamente hipócrita. “Essa fala dela foi uma triste falha e, na minha opinião, uma oportunidade de se destacar politicamente. Uma pessoa que faz um comentário desse sobre um equipamento tão importante de restauração de jovens - onde eles se identificam, se formam adultos, criam uma identidade, lideram, dialogam e governam – não tem conhecimento nenhum de política pública. Pra ela estar onde está, deveria, no mínimo, entender ou conhecer o que está falando ”.

Oficina de capoeira no Centro de Referência da Juventude de Vitória (Foto: Reprodução/Internet)

Nem todos pensam assim

Para a felicidade do movimento cultural do nosso país, e principalmente do Espírito Santo, nem todos os governantes pensam assim.

Um exemplo disso, é o projeto do vereador de Cachoeiro de Itapemirim Leonardo Pacheco, o Professor Léo (PT), que institui a Lei de Incentivo à Cultura Cachoeirense (LICC). O projeto obriga o Poder Executivo a contratar artistas do município para se apresentar no mesmo local e evento de artistas nacionais.

Outro exemplo de governante que apoia a cultura é o vereador Fabio Lube (PDT). O vereador viabilizou, por meio de Orçamento Participativo, a construção do novo Tancredão, um espaço onde a juventude pode realizar esportes, aprender novas modalidades e assistir a todo tipo de shows. Fabio é muito conhecido pelos jovens por levantar a bandeira da cultura e do esporte.

Perguntado sobre o depoimento de Neuzinha, Fabio Lube não quis se manifestar sobre a candidata. Disse apenas que, por estarmos em outra era, a da tecnologia e da informação, os governantes também devem se atualizar. "Hoje é um outro tempo, todas essas manifestações citadas por ela são importantes, as pessoas não precisam deixar de fazer o que gostam para se qualificar profissionalmente, até porque toda manifestação cultural é importante para a formação do indivíduo. O acesso à cultura e ao esporte é fundamental para que a pessoa evolua, encontre seu espaço e faça o bem para o próximo”, explica Fabio, que completa dizendo que todo cidadão tem o direito de ir e vir.

A última conquista da população de Vitória com relação à cultura, segundo Fabio Lube, foi a municipalização do espaço Carmélia. Antes, o espaço pertencia ao governo do Estado e hoje é um Centro Cultural de Vitória, onde jovens e artistas podem utilizar o espaço para apresentações de peças no Teatro José Carlos de Oliveira, assim como assistir à sessões de cinema e outras manifestações culturais.

“O próximo passo agora é captar recursos para a restauração do local, que se tornará um grande centro de referência cultural do Estado, assim com o Tancredão é hoje para o esporte capixaba”, destaca Fabio Lube.

Confira abaixo alguns comentários registrados na página do vídeo no YouTube:

“Então alguém que nunca foi a escola não tem "educação" e a cultura popular a onde[sic] fica, a cultura brasileira é muito mais rica que a educação brasileira... Como separar Cultura de Educação ??? São exatamente a mesma coisa, uma não existe sem a outra...”  PirataJames

“Eu tenho um filho de 10 meses, pode ter CERTEZA que vou incentivá-lo as artes, esportes, dança, o que for, mas isso nunca será prioridade na vida dele, vou cobrar e MUITO o beabá, senão não tem P*****[sic] de entretenimento nenhum.. e se ele quiser ser um artista, beleza, mas vai ser um artista letrado, formado e muito bem instruído!”  flommez

“Ainda temos uma estrada longa para percorrer e a cultura é uma forte aliada à educação, quero acreditar que pessoas como esta senhorita não passem de onde estão, pois ela mesma não aprendeu nem o Português quem dirá falar Espanhol... Para quem não compreende a importância das artes, da cultura e do cultivo destas, fica a famosa frase do mais sábio dos homens: Perdoe-os Pai, eles não sabem o que falam....”  FabricioCO4

“Sou enfermeiro e professor de ensino técnico. Penso que a cultura tem o poder de envolver os jovens na escola e não anula de forma alguma a possibilidade deles se qualificarem profissionalmente em quaisquer áreas....”  Jefferson Vitorino




Tags:



Publicidade