Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Cachoeiro: Glauber Coelho lidera disputa com 46% - (Cachoeiro de Itapemirim, ES)

Cachoeiro de Itapemirim

Cachoeiro: Glauber Coelho lidera disputa com 46% - Eleições Municipais

Eleições Municipais Cachoeiro: Glauber Coelho lidera disputa com 46%

Apesar do crescimento de quatro pontos do atual prefeito Carlos Casteglione (PT) na nova pesquisa do Instituto Futura, o deputado estadual Glauber Coelho (PR) venceria por quase dez pontos à frente a disputa pela Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim se a eleição ocorresse hoje.

O petista passou de 32,8% na consulta de julho para 36,5% das intenções estimuladas de voto. Já o republicano consolidou-se no favoritismo com 46,2%, oscilando pouco ante os 47,5% da sondagem anterior. Na reta final de uma disputa polarizada na maior cidade do Sul do Estado, são poucos os indecisos: 11,9%.

Retratando um voto mais consolidado, a consulta espontânea mostra Glauber também na liderança: ele subiu quase 26 pontos, saindo de 16,8% em julho para 42,7%. Casteglione cresceu menos, de 23,2% para 33,5%. A indecisão caiu bruscamente, de 43,8% para 17,1%.

O sentimento de rua reflete o panorama das intenção de voto e também favorece Glauber: 46,2% têm a expectativa de que ele vencerá a eleição, contra 34,5% apostando na vitória de Casteglione. Para 42,4%, a melhor campanha é a do deputado, contra 36,5% que elogiam a campanha do prefeito.

A Futura mediu o grau de rejeição aos candidatos. Na estimulada, o pior cenário é do petista, que não receberia o voto de 35%, mesmo com uma queda da antipatia ante julho que não assegura vitória. O republicano manteve-se em 22% no período. O cenário não se inverte na rejeição espontânea, na qual Casteglione desagrada a 31,3%, o dobro dos 15,9% de rejeição a Glauber.

Acirramento

Após um início difícil de administração, Casteglione tenta a reeleição tendo a atenção básica à Saúde como carro chefe das propostas. Ele também tem mostrado obras e conseguiu o apoio do ex-governador Paulo Hartung (PMDB).

Seu adversário Glauber, ex-secretário de Saúde e ex-vereador, aposta as fichas também na Saúde e, além do apoio do senador Magno Malta (PR) e do PSB do governador Renato Casagrande, se aliou aos ex-prefeitos Theodorico Ferraço (DEM), Roberto Valadão (PMDB) e José Tasso (PMDB).

O clima de campanha marca o dia a dia de Cachoeiro, à luz dos cerca de 90% cientes de que a eleição é para vereador e prefeito. Praticamente empata o grau de conhecimento das candidaturas do prefeito (92,8%) e do deputado (91,3%).

Caracterizada pela presença de atores estaduais, a eleição da cidade também recebe influência externa. Somam 32% os que votam no candidato do governador Renato Casagrande e 40,4% os que votam no aliado de Hartung. Família (32,5%) e igreja (12,4%) ajudam mais a decidir o voto. Líder religioso não influencia o voto de 37,2%.


Com informações do G1-ES


Tags:



Publicidade