Colatina

Alunos capixabas embarcam neste sábado (16) aos EUA - Intercâmbio

Intercâmbio Alunos capixabas embarcam neste sábado (16) aos EUA

Mais um grupo de 20 estudantes da rede estadual, que participam do Programa Intercâmbio Sedu, vai viajar para fora do Brasil.

A data de embarque será neste sábado (16). O destino será a Flórida, nos Estados Unidos, onde terão a oportunidade de aperfeiçoar o inglês durante seis meses.

Um dos felizardos, o estudante Matheus Jackson Gonçalves da Cruz, do Centro Estadual de Idiomas (CEI) Vitória, está ansioso com a realização deste sonho. "Além de ser um sonho é uma grande oportunidade. Vou aproveitar para estudar bastante e aprimorar meu inglês para ter uma formação profissional melhor. Com o intercâmbio, pretendo adquirir novas experiências e, também, representar o Brasil, mostrando nossa rica cultura para os americanos", disse.

E são vários os alunos que estão saindo do Brasil pela primeira vez, como o caso de Milena Oliveira Simonato, do CEI de Cachoeiro de Itapemirim, ela enfatiza que a conquista é fruto de muita dedicação. "Eu me maravilhei com o curso, me dediquei muito para fazer as provas e conseguir estudar fora. Tenho certeza que a viagem será um grande passo em minha vida pessoal e profissional. A oportunidade de conhecer novos lugares, poder conversar com nativos do Inglês e estudar em um lugar que eu sempre sonhei é incrível e gratificante", afirmou.

Durante o intercâmbio, que possui duração de três meses, além de ficarem hospedados em casas de famílias nativas, acostumadas a receber adolescentes e jovens estrangeiros, os alunos também participarão de diversos passeios turísticos e culturais para se aprofundarem e absorverem ao máximo a cultura e língua local.


Intercâmbio Sedu

O programa Intercâmbio Sedu é aberto a todos os estudantes capixabas do CEI, tem como objetivo possibilitar aos estudantes do CEI, que apresentam os melhores resultados no curso, a oportunidade de concorrer a vagas de intercâmbio no exterior, e assim, e aprimorar o idioma. Grande parte dos participantes de edições anteriores do programa de Intercâmbio já ingressou no ensino superior, ou estão trabalhando na área, como professores e coordenadores de inglês em cursos particulares. Outros já atuam como intérpretes em feiras internacionais, em agências de intercâmbio, no aeroporto, entre outras atividades nas quais o inglês e espanhol são imprescindíveis para ingresso.

Em 2018, foram oferecidas 130 vagas de intercâmbio para alunos dos Centros Estaduais de Idiomas, e foram distribuídas em 40 bolsas na modalidade High School, com idade entre 15 e 16 anos; 80 bolsas na modalidade Curso Intensivo de Inglês, para maiores de 17 anos matriculados no curso de inglês e dez bolsas na modalidade Curso Intensivo de Espanhol, para maiores de 16 anos matriculados no curso de espanhol.


Centro Estadual de Idiomas

No Centro Estadual de Idiomas os estudantes da rede pública estadual de ensino têm a oportunidade de se aprofundar nos estudos em outro idioma – Inglês ou Espanhol – para uso nas diversas situações em que seu conhecimento é necessário. Atualmente no Estado, há unidades na Grande Vitória (Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica), bem como em Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus e Colatina.


Tags:



Publicidade