Espírito Santo

Governador se reúne com a Justiça em prol dos atingidos - Desastre Mariana

Desastre Mariana Governador se reúne com a Justiça em prol dos atingidos

O governador do Estado, Renato Casagrande, reuniu-se com diversas instituições do Sistema de Justiça que atuam em defesa das pessoas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 2015, em Mariana (MG).

A reunião ocorreu na quinta-feira (07/02). Na oportunidade foram entregues ao governador dois ofícios: um relacionado ao fornecimento de água na comunidade remanescente do Quilombo do Degredo, em Linhares (ES), e outro com uma série de solicitações para que as vítimas do desastre possam retomar suas atividades.

Os trabalhos foram produzidos e apresentados por membros do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), e por representantes das Defensorias Públicas da União (DPU) e dos Estados do Espírito Santo (DPES) e de Minas Gerais (DPEMG).

Os órgãos presentes afirmaram que estão comprometidos com a população em especial aos atingidos, e que a força tarefa almeja contemplar todos os objetivos almejados, seja em relação às questões ambientais, humanitárias ou de segurança.

Por sua vez, o Governo do Estado se comprometeu a atuar em parceria com os envolvidos, fortalecendo sua atuação no Comitê Interfederativo (CIF), além do trabalho integrado das secretarias de Estado de Meio Ambiente, Saúde e Agricultura. Para tanto, Casagrande se comprometeu a receber e trabalhar no tema, quando nas próximas semanas, um documento com as demandas relacionadas ao desastre da Bacia do Rio Doce, bem como as deficiências apontadas pelo grupo de trabalho na gestão da crise chegue a suas mãos.

Concluindo o encontro, tanto o Governo, como os órgãos da Justiça, se comprometeram a trabalhar de forma integrada para atender aos interesses da população vítima do rompimento da barragem.


Tags:



Publicidade