Espírito Santo

Oito novas barragens serão construídas em Linhares - Agricultura

Agricultura Oito novas barragens serão construídas em Linhares

A primeira barragem a ser construída fica no Baixo Quartel. A previsão é de que fique pronta em 20 dias úteis


A ordem de serviço para a construção de oito barragens em Linhares, que beneficiará mais de 40 produtores rurais, foi assinada pelo prefeito Guerino Zanon, hoje (6), no sítio Peruchis, em Baixo Quartel. Serão três reservatórios de água na região Desengano, dois no Farias, um em São Rafael e mais dois em Baixo Quartel. A primeira barragem, que fica no Sítio Boa Esperança, em Baixo Quartel, já teve os serviços iniciados hoje, e a previsão é ficar pronta em 20 dias úteis, caso as condições climáticas permitam a operação do maquinário. O investimento dos reservatórios gira em torno R$ 450 mil e terão capacidade de armazenar 137 milhões de litros de água, numa área equivalente a 15 campos de futebol.

O secretário de Agricultura, Franco Fiorot, disse que os projetos foram selecionados conforme o edital que permitiu a participação de todos os produtores, com base nas exigências técnicas e jurídicas. Teve também a aprovação do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), o órgão fiscalizador. "Os reservatórios vem para integrar serviços que já desenvolvemos hoje no município, como mais de 1.500 caixas secas já construídas, proteção das nascentes e manejo adequado da irrigação, por exemplo, para vivermos momentos diferentes dos que muitos produtores já enfrentaram nos períodos de déficit hídrico", frisou.

As barragens vão armazenar água suficiente para irrigar, por exemplo, 3.425 hectares de café por um mês, sendo importantes reservas de água, principalmente para os períodos de seca. O presidente da Associação de Produtores e Moradores de Baixo Quartel, Douglas Peruchi, estava muito agradecido. "Estamos muito felizes em viver essa realidade, por ser algo que demandávamos há muitos anos. Ficamos gratos ao prefeito por conseguir detectar e enxergar a necessidade da nossa região", falou.

O prefeito Guerino Zanon explicou que as oito barragens são as primeiras do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo. "Fico feliz em atender o produtor da forma à qual ele necessita. Já reservamos R$ 1 milhão para investirmos no biênio 2019-2020 na reservação de água e atendimento às famílias do campo. O Baixo Quartel, por exemplo, conta com água subterrânea em abundância, mas, mesmo assim, não é suficiente para o enfrentamento de períodos de déficit hídrico", revelou.

A ordem de serviço contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Bonomo, dos vereadores Joel Celestrini, Gelson Suave, Jean Menezes e Tobias Cometti, além de lideranças comunitárias, representantes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), pesquisadores e técnicos agrícolas.


Opinião dos produtores beneficiados

O produtor Edmar Pignaton, do distrito de Desengano não vê a hora de começar a construção da barragem na sua região. "Estamos muito felizes, pois a barragem que vai beneficiar a minha propriedade, e de outros produtores, terá capacidade de armazenar quase quatro hectares de água. Ficamos mais tranquilos em saber que será construída, pois já perdemos muita área de café, quando tivemos que escolher dar água aos animais para mantê-los vivos. Água é vida. É tudo para gente que vive do campo. Dependemos dessa barragem para aumentar a nossa produção."

Quem também está na expectativa é o produtor do Farias, Joelson Soprani. "Esperávamos há anos por esse projeto. Em 2013, 2014 enfrentamos um período de seca e foi muito difícil vê a lavoura morrendo, ter que perfurar poço e, ainda assim, não resolver o problema, sendo que já tínhamos um projeto de barragem."

Antônio Cássio Fornaciari, produtor de São João de Terra Alta, em São Rafael, disse que a comunidade está muito feliz com a notícia. "A barragem vai trazer muitos benefícios para a região e ajudar muitas famílias. Onde será construída a barragem, num período de seca que passamos, a água do rio parou de descer. Agora, vamos ter água suficiente para amenizar nossa situação, caso a gente passe por um novo período de seca", finalizou.


Tags:



Publicidade