Espírito Santo

Oxigenação na Mesa Diretora da Ales agrada capixabas - Assembleia ES

Assembleia ES Oxigenação na Mesa Diretora da Ales agrada capixabas

Nesta sexta-feira (1º), os deputados estaduais elegeram o novo presidente da Assembleia Legislativa (Ales) de 2019 a 2021. O escolhido, quase por unanimidade, foi o jovem deputado nascido em Vitória, Erick Musso (PRB). A candidatura de Erick já era dada como certa, uma vez que durante a campanha ele recebeu o apoio de diversos colegas, o que se confirmou com os 28 votos a seu favor. Apenas os deputados Sergio Majeski (PSB) e Theodorico Ferraço (DEM) não foram favoráveis à candidatura de Erick.

Já os deputados eleitos para comporem a mesa diretora foram: Luciano Machado (PV) como primeiro secretário; Emilio Mameri (PSDB) como segundo secretário; Marcelo Santos (PDT) como primeiro vice-presidente; Torino Marques (PSL) como segundo vice-presidente; Raquel Lessa (Pros) como terceira secretária e Alexandre Xambinho (Rede) como quarto secretário.

Com a composição da nova Mesa, que possui quatro novos deputados recém-eleitos, o reeleito presidente da Ales comentou que isso se deve ao fato do entrosamento da nova composição do Legislativo estadual, num equilíbrio de forças que reflete o reconhecimento do trabalho intenso da gestão passada, sem deixar de abrir espaço para novas mentes e ideias, oxigenando e evoluindo a Casa. Fato este que demonstra que o Legislativo capixaba está em sintonia com os anseios da população brasileira, que exige oxigenação naquilo que precisa de mudanças e aperfeiçoamento do que está dando certo.

Com a manutenção de parte da Mesa ficou demonstrado o reconhecimento dos bons trabalhos da gestão passada, que trouxe várias inovações, e principalmente a redução de R$ 17 milhões no orçamento. "Éramos uma Assembleia arcaica, burocrática e de portas fechadas do ponto de vista da acessibilidade de algumas pessoas e da prestação de serviços", declarou o presidente.

Musso ainda destacou a eficiência da nova administração da Ales, que sob seu comando se tornou o segundo parlamento estadual mais econômico do País e o primeiro totalmente digital, além de oferecer diversos serviços à população como Delegacia do Consumidor, Procuradoria da Mulher, Procon e posto de emissão de identificação civil.

Agora, para o presidente da Casa, a principal missão será de aperfeiçoar o que já está em funcionamento, em especial na modernização da Casa, por meio de tecnologias que possam auxiliar, sobretudo, na desburocratização do processo legislativo e na prestação e qualidade dos serviços.

Após ser reeleito, Erick Musso em seu pronunciamento adiantou que nas próximas semanas a nova Mesa Diretora anunciará mais uma série de novos projetos que vão continuar fortalecendo a relação entre o Legislativo e a sociedade.

Entre as novidades defendidas está a contratação de profissionais de Libras, um reforço no compromisso da Ales com a inclusão social. Outra medida de imediato será o fortalecimento das parcerias com instituições de ensino, a fim de estreitar cada vez mais a relação entre as novas gerações e o Poder Legislativo.

O presidente ainda acrescentou que a Mesa vai incentivar o uso de bicicletas pelos servidores como meio de locomoção, em substituição aos carros, que poluem o meio ambiente e reduzem a qualidade de vida dos cidadãos capixabas. De acordo com Erick, a medida será uma sequência do programa "Assembleia Sustentável", que já realizou diversas importantes ações, como a substituição de monitores de computador por outros mais econômicos e lâmpadas fluorescentes e incandescentes pelas de LED.

Outras duas graves preocupações de Musso serão prioridade em sua gestão, o combate ao feminicídio, que possui índices alarmantes em todo o Brasil, e os grandes crimes ambientais como os de Mariana e Brumadinho.

Finalizando Erick Musso afirmou que as últimas eleições gerais demostraram que o país passa por uma importante e profunda transformação social, que exige dos políticos e da sociedade em geral mais transparência em todos os atos, intransigência na defesa dos direitos humanos e diálogo permanente com as comunidades.


Tags:



Publicidade