Espírito Santo

Nova equipe capixaba é enviada a Brumadinho - Tragédia

Tragédia Nova equipe capixaba é enviada a Brumadinho

Na manhã desta quinta-feira (31), o Governo do Estado enviou uma nova equipe para auxiliar nas operações de busca dos soterrados na tragédia de Brumadinho, Minas Gerais, depois do rompimento da barragem da Vale, que liberou 11,7 milhões de metros cúbicos de rejeitos.

A equipe é formada por bombeiros e policiais militares do Espírito Santo, e um helicóptero modelo Harpia 02 do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) da Secretaria da Casa Militar foi cedido para a operação. Fazem parte da equipe os pilotos major Wesley (CBMES) e capitão Marcelo (PMES), os tripulantes operacionais, subtenente Erick (PMES) e cabo Paulo Gomes (CBMES) e o mecânico de aeronaves subtenente Dal Bem (PMES).

Dentre as funções da nova equipe estão o transporte dos bombeiros e militares para locais de difícil acesso, e sobrevoar a área atingida em busca de sobreviventes e vítimas.

O porta-voz do NOTAer, major Cristian Amorim Moreira, e o major Wesley comentaram a participação do Governo do Estado no auxílio ao município mineiro.

"O Notaer, que é uma unidade integrada de aviação do Espírito Santo, mediante a disponibilização por parte do Governo capixaba, encaminhou uma tripulação bastante experiente e espera cooperar ao máximo com as equipes que estão realizando essa honrosa e desgastante missão em Brumadinho", disse Moreira.

"O governo já tinha disponibilizado para as buscas uma equipe com cães, a aeronave já estava a disposição e ontem fomos acionados efetivamente. A expectativa é apoiar da melhor maneira possível o comando da operação instalada em Brumadinho, em Minas Gerais", comentou o major Wesley.

Sobre a proporção do desastre, e se o treinamento seria suficiente para tamanha tragédia, major Wesley declarou: "Nós temos uma formação ao longo da vida profissional com essa faz parte do nosso dia a dia. O socorro especial é uma situação atípica. O Notaer é uma equipe multidisciplinar formado por Policiais Militares, Samu e Corpo de Bombeiros, se tem outro estado precisando nós vamos atender e buscar ter um resultado positivo. Com a esperança de encontrar vítimas ainda vivas".

Esta é a segunda equipe de resgate capixaba enviada à Brumadinho. O primeiro grupo enviado é composto por oito bombeiros e três cães farejadores.





Tags:



Publicidade