Linhares

Confira os locais próprios para banho em Linhares - Verão

Verão Confira os locais próprios para banho em Linhares

Os pontos próprios estão nas lagoas Nova, Palminhas e Juparanã e nas praias de Regência, Povoação e pontal do Ipiranga, além do Riozinho


Os banhistas que curtem a temporada de verão em Linhares podem escolher um dos 10 pontos que estão próprios para banho nas praias e lagoas do Município. É o que aponta a primeira classificação de balneabilidade, válida até a próxima segunda-feira, dia 4 de fevereiro. Ao todo, estes 10 pontos, localizados em praias e lagoas de Linhares serão analisados e monitorados semanalmente pela secretaria municipal de Meio Ambiente e do Departamento de Recursos Naturais.

As lagoas Nova, das Palminhas e Juparanã estão liberadas para um refrescante banho neste calorão que faz em Linhares. No balneário de Pontal do Ipiranga há quatro pontos próprios para banho: primeira, segunda e terceira avenidas, além do Riozinho. Na praia de Regência, dois pontos estão liberados, na rua principal e no projeto Tamar. Em Povoação, um ponto está apto, o da rua principal.

A mudança das classificações se deve a fatores como estiagem prolongada, ocorrência de chuvas e condições da maré. Dependendo dos resultados das amostras, o ponto de coleta pode mudar de próprio para impróprio de uma semana para outra. As placas serão atualizadas conforme recomenda a resolução 274/00 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

As condições serão divulgadas no site oficial da Prefeitura e nas redes sociais do Município e também no ponto de análise, onde, em breve, serão fixadas placas que informarão se a praia ou lagoa está própria, imprópria e/ou interditada para banho.


Indicação

A balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinadas à recreação de contato direto e prolongado, como natação, mergulho e lazer. É realizada semanalmente, por meio da coleta de amostras de águas em 10 pontos do Município e análise laboratorial para a avaliação do indicador coliformes termotolerantes.


Dicas:

- Tomar banho apenas nas águas das praias e lagoas que forem classificadas como próprias;

- Evitar o uso das praias e lagoas após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, visto que aumenta o fluxo dos cursos de água;

- Evitar a ingestão de água do mar ou lagoa, com redobrada atenção as crianças e aos idosos que são mais sensíveis e menos imunes do que os adultos.


Tags:



Publicidade