Espírito Santo

Deputado Luiz Durão é acusado de estupro - Prisão preventiva

Prisão preventiva Deputado Luiz Durão é acusado de estupro

Acusado de estuprar uma adolescente de 17 anos, na última sexta (4), o deputado estadual do Espírito Santo Luiz Durão vai continuar preso no Corpo de Bombeiros, na Enseada do Suá, em Vitória.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a decisão foi uma determinação da Justiça para que ele ficasse isolado, para garantir sua integridade física até a apuração dos fatos. Durão teve sua prisão convertida de temporária para preventiva no domingo (6).

No último final de semana o deputado passou por audiência de custódia e os advogados pediram um habeas corpus ou que a prisão fosse revertida em domiciliar, mas o desembargador de plantão negou o pedido.

O Capixabão procurou entrar em contato com a assessoria do deputado e de seus advogados de defesa, porém não tivemos retorno.


Caso

Após uma denúncia anônima ocorrida na tarde desta sexta-feira (4), Luiz Durão foi autuado por estupro, ele estava em um motel da Serra, com uma adolescente.

Ao prestar depoimento por cinco horas na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), o deputado negou a acusação.

De acordo com a polícia, a adolescente tentou pedir ajuda aos familiares ao perceber que seria vítima de abuso.

"A própria vítima acionou a família dizendo que estava passando por este constrangimento. A família, então, se dirigiu ao local onde ela disse que estava e ficou aguardando uma viatura. Passando uma viatura, fizeram sinal, passaram informações. Os policiais, por força de lei, efetuaram a prisão", informou o delegado José Darcy Arruda.

Para não atrapalhar o andamento das investigações o delegado não quis dar mais detalhes de como o deputado conheceu a adolescente, se limitondo apenas em dizer que essa informação compõe os autos do flagrante, irá compor o inquérito, e que está em segredo de Justiça.


Exame comprova relação sexual

Após exame realizado no Departamento Médico Legal (DML) ficou constatado que o deputado teve relação sexual com a adolescente de 17 anos. A informação é do delegado geral da Polícia Civil do Espírito Santo, José Darcy Arruda. Mesmo preso e com o resultado do exame, ele nega as acusações.

O delegado titular da DPCA ainda explicou que pediu uma prova antecipada, que é o exame de local do crime, assim o quarto do motel foi todo periciado. "Também requisitou exame de corpo de delito na vítima e, corroborado com a fala de testemunhas, ele entendeu que se tratava de crime de estupro e lavrou o auto de prisao em flagrante por estupro", acrescentou Arruda.


Luiz Durão

Ex-prefeito de Linhares duas vezes, Durão também foi deputado federal por dois mandatos, no último como suplente. Foi eleito deputado estadual em 2010 e, também na condição de suplente, assumiu por duas vezes um cargo na assembleia entre 2016 e 2018. Na última eleição, Luiz Durão teve aproximadamente 21 mil votos, mas não se reelegeu.

Apesar de derrotado na eleição, Luiz Durão é o primeiro suplente do deputado estadual e futuro secretário estadual de Esportes, Marcelo Santos. Por isso, poderá permanecer na Assembleia caso não seja condenado.

A assessoria do presidente da Ales, Erick Musso, comentou que o deputado está de recesso e o que aconteceu não foi dentro da Assembleia. Por isso, não houve quebra de decoro e não há que se falar agora em perda do cargo.

A assessoria do presidente disse também estar chocada com o ocorrido, e que Erick Musso vai esperar a investigação da Polícia Civil para tomar as devidas providências.


Tags:



Publicidade