Vitória

Gerson Camata é assassinado a tiro em Vitória - Ex-governador

Ex-governador Gerson Camata é assassinado a tiro em Vitória

Foi assassinado na tarde desta quarta-feira na Praia do Canto, em Vitória, o ex-governador do Espírito Santo Gerson Camata.

O autor do crime é seu ex-assessor, Marcos Venicio Moreira Andrade, 66, que depois de preso pela Polícia Militar (PM) assumiu na delegacia a autoria do crime. O autor do homicídio era ex- assessor de Camata e trabalhou com o político por cerca de 20 anos. Andrade era responsável pela gestão financeira das campanhas e mandatos de Gerson.

De acordo com testemunhas, Andrade iniciou uma discussão ríspida com o ex-governador, em frente a um restaurante, e logo sacou a arma e atirou, acertando no pescoço da vítima. Logo após o disparo ele fugiu da cena do crime, porém logo foi capturado pela PM. No momento do crime o local estava muito movimentado. O ex-governador não resistiu ao ferimento e morreu no local.

Segundo o Secretário Estadual de Segurança Pública, Nylton Rodrigues, o suspeito depois de preso declarou, em depoimento, que a motivação do crime foi uma ação judicial movida por Camata contra ele, que resultou no bloqueio de sua conta bancária no valor de R$ 60 mil.

"Na tarde de hoje, o assessor foi tirar satisfação ao encontrar Gerson Camata na rua, na calçada, próximo a uma banca de revista e a uma padaria. Neste encontro, iniciou uma discussão verbal, onde o assessor sacou a arma e efetuou o disparo contra o ex-governador", explicacou Rodrigues.

Gerson Camata foi governador do Espírito Santo entre 1982 e 1986, exerceu três mandatos como senador, de 1987 até 2011. Gerson ainda foi eleito vereador de Vitória, deputado estadual e deputado federal.


Biografia

Natural de Castelo, no sul do Espírito Santo, em 1941, Gerson Camata começou a vida profissional como jornalista e apresentador no programa Ronda Da Cidade, na Rádio Cidade de Vitória. Era formado na Universidade Federal de Vitória, em Ciências Econômicas.

O inicio de sua vida política foi como vereador da capital do Espírito Santo em 1967, no mandato seguinte, em 1971, foi eleito Deputado Estadual. Foi posteriormente eleito Deputado Federal por dois mandatos, de 1975 a 1983, governador do Espírito Santo em 1983 e foi por três vezes senador pelo estado, de 1987 até 2011.

Camata entrou para a história como o primeiro governador democraticamente eleito depois do Regime Militar, no período de reabertura política. Gerson foi casado com Rita Camata, ex-deputada federal. Ele deixa dois filhos.


Repercussão 

Diversos políticos e partidos lamentaram a morte do ex-governador. O governador Paulo Hartung (sem partido) decretou luto oficial de sete dias no Espírito Santo.

O futuro governador, Renato Casagrande (PSB), se disse consternado com o assassinato de Camata. "É lamentável que um homem como ele, que tanto contribuiu para o desenvolvimento do nosso Estado, tenha perdido a vida de forma tão trágica. Nos despedimos hoje, com muita tristeza, desse líder carismático e agregador, que fez história no Espírito Santo. À família, meus sentimentos e minha solidariedade nesse momento de dor".

O presidente do Senado, Eunício Oliveira comentou, por nota, que recebeu a notícia com muita tristeza. "O ex-senador Gerson Camata, que por 24 anos representou, com destaque, o Espírito Santo no Senado Federal, depois de construir sólida carreira política como vereador, deputado estadual e governador. Nossa solidariedade aos seus familiares, amigos e ao povo capixaba".

O MDB, partido de Camata, declarou que se solidariza com todos os capixabas, familiares e amigos pela perda de forma trágica e violenta do ex-governador Gerson Camata, um dos mais importantes quadros do partido e do processo de redemocratização do País. Camata teve sua trajetória marcada pelo compromisso com seu Estado, tendo sido um dos senadores mais atuantes ao longo de mais de 20 anos de mandato.

Já o senador Magno Malta (PR), que está em Israel, disse que recebeu com tristeza a notícia e lamentou a morte de um importante líder político. "Estou triste e muito abatido com a morte do Camata."


Tags:



Publicidade