Nova Venécia

Produtores terão até dia 20 para comprovar vacinação - Febre aftosa

Febre aftosa Produtores terão até dia 20 para comprovar vacinação

Os pecuaristas capixabas, criadores de bois e búfalos do Estado têm até a próxima quinta-feira (20) para comprovar a vacinação de seus rebanhos contra a febre aftosa. Até o momento, aproximadamente 1,8 milhão de animaisjá foram imunizados de acordo com o ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

O quantitativo representa cerca de 92% do rebanho total capixaba. Lideram a lista com maior índice de imunizações os municípios de Marilândia (100%), Mucurici (99,19%) e Barra de São Francisco (98,45%).

Para comprovar a vacinação o produtor deve procurar um dos escritórios do Idaf, e apresentar a nota fiscal da vacina, a declaração de imunização e documentos pessoais, além de informar nascimentos e mortes ocorridos desde a última atualização cadastral.

Segundo o gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Fabiano Fiuza, a tendencia é que o Espírito Santo mantenha seus bons índices de vacinação, assim como nas últimas etapas. "Em novembro de 2017, alcançamos um índice de 97%. Como ainda temos alguns dias antes do prazo para encerrar a comprovação, acredito que chegaremos a algo próximo desse número", afirmou Fiuza.


Quem não vacinou?

O Idaf reforça a importância da vacinação, em especial nesse período em que o Estado trabalha para alcançar o status de livre de vacinação, por meio do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa.

De acordo com Fiuza, lojas e revendas de todas as regiões capixabas ainda possuem doses da vacina. Portanto, quem ainda não vacinou pode imunizar o seu rebanho e contribuir para manter o Espírito Santo livre da doença, evitando prejuízos sociais e econômicos incalculáveis para toda a sociedade. "É possível encontrar a vacina em Cariacica, Serra, Colatina, Ecoporanga, Nova Venécia, Alegre, Montanha, Pinheiros, Cachoeiro de Itapemirim, Alfredo Chaves e em vários outros municípios", frisou o gerente.

Os produtores que ainda não vacinaram seus rebanhos deverão ficar atentos, e passarem antes nos escritórios do Idaf para emitir a autorização de compra das vacinas.


Confira como vacinar o seu rebanho:

1º: Os produtores que ainda não vacinaram seus rebanhos precisam ir aos escritórios do Idaf solicitar a autorização para a compra de doses da vacina;
2º: Com a autorização em mãos, eles podem ir às lojas adquirir as vacinas;
3º: Vacinar o rebanho;
4º: Retornar aos escritórios do Idaf para comprovar a vacinação.


Tags:



Publicidade