Castelo

Decoração na praça Jerônimo Monteiro encanta o público - Natal

Natal Decoração na praça Jerônimo Monteiro encanta o público

A decoração natalina da praça Jerônimo Monteiro, no centro de Cachoeiro de Itapemirim, já atrai a atenção de muitas pessoas. Quem esteve no local desde a última sexta-feira (23), quando a ornamentação foi inaugurada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), está encantado com o que viu.

É o caso da vendedora Juliana Scherrer. "Achei tudo lindo. Principalmente o trenzinho, que ficou muito legal. As crianças estão amando. A prefeitura está de parabéns por passar investir mais na ambientação de Natal", comenta ela.

A ornamentação especial vem conquistando, também, quem ainda não teve a oportunidade de visitá-la. O engenheiro mecânico Miguel Cerqueira é um exemplo. Graças a um vídeo recebido de um amigo, no fim de semana, via aplicativo de rede social, ele pôde conferi-la.

"Adoro viajar para contemplar ambientações natalinas. E confesso que a nossa está bem interessante. É uma iniciativa que agrega valor ao turismo da cidade, muda temporariamente, de maneira positiva, o cotidiano dos cachoeirenses e valoriza o que é nosso", avalia Cerqueira, dizendo que irá ao espaço.

O trem interativo possui três vagões e funcionará aos sábados e domingos, das 19h às 22h. Os passeios são permitidos a pessoas de todas as idades que tenham, no máximo, 1,50 metros de altura.

Além desse atrativo, há outras novidades na praça, como uma torre de castelo de 7 metros de altura e, ainda, sessões de vídeo mapping aos sábados e domingos (sempre às 20h, 20h30, 21h e 21h30), com projeções de imagens relacionadas a Cachoeiro e ao Natal na lateral do Palácio Bernardino Monteiro, patrimônio centenário que teve toda a fachada revitalizada nos últimos dias e que ganhou uma iluminação especial.

Também não faltam os demais elementos que encantaram no ano passado: um pinheiro iluminado ainda maior, com 14 metros de altura e 27 mil microlâmpadas de LED, muitos pontos de luz nas palmeiras e demais árvores, casa do Papai Noel, presépio, trenó, renas, soldados de chumbo, bolas e presentes decorativos. 


Programação tem mais atrativos

A inauguração da decoração marca, também, a abertura da programação natalina organizada pela prefeitura, por meio da Semcult. "O Natal Transforma" é o tema deste ano. A ambientação conta, ainda, com uma praça de alimentação com food trucks e carrinhos de pipoca e churros.

O Concerto de Natal, um dos momentos mais esperados pelo público, será nos dias 21 e 22 de dezembro, com a Orquestra Sinfônica Sul do ES (Osses) e grupos corais.


Palco Livre ainda tem vagas para shows musicais

Continua aberto o edital de chamamento público para apresentações artísticas voluntárias durante a programação natalina na praça. Podem se inscrever cantores, corais e grupos instrumentais do município e da região.

Agendados para 14, 15, 16, 23, 28, 29 e 30 de dezembro, os shows musicais vão acontecer no Palco Livre (uma estrutura que será montada no espaço). Cada um desses dias terá duas apresentações: às 18h30 e às 20h.

Havendo mais de dois inscritos por data e horário, será realizado sorteio. Preferencialmente, o repertório deverá ser natalino, aceitando-se um percentual de até 30% de canções de caráter religioso.

O local de inscrição é a sede da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa), na rua 25 de Março (em frente ao Shopping Cachoeiro), Centro, que atende de segunda a sexta, das 9h às 17h. Os interessados devem se credenciar até 4 de dezembro. Na solicitação, é necessário informar o dia escolhido e horário de início da apresentação.

Publicado na edição de 29 de outubro do Diário Oficial do Município, o edital está disponível no site www.cachoeiro.es.gov.br. O nome dos grupos instrumentais, artistas solo e corais escolhidos serão divulgados, também, na página virtual da prefeitura, na aba "Cultura e Turismo".


Tags:



Publicidade