Espírito Santo

Ales inaugura Delegacia do Consumidor e emissão de RG - Cidadania

Cidadania Ales inaugura Delegacia do Consumidor e emissão de RG

Será inaugurada nesta segunda-feira (26), às 19 horas, a Delegacia de Polícia Civil de Defesa do Consumidor (Decon) "Dr. Nathanael Cardoso", que vai ajuizar as reclamações de consumidores que tiveram seus direitos lesados, e o Posto de Identificação "Edinéa Peçanha Moreira", que emitirá gratuitamente Carteira de Identidade (RG). Os novos serviços ficarão disponíveis na área denominada "Assembleia Cidadã", no térreo da torre parlamentar do Palácio Domingos Martins.

Ambas as medidas visam ampliar a oferta de serviços para o cidadão capixaba dentro da Assembleia Legislativa (Ales). Os serviços são frutos de termos de cooperação técnica assinados entre a Casa e a Polícia Civil (PC) e serão os servidores técnicos da corporação que irão realizar os trabalhos. A Decon iniciará o atendimento na terça-feira (27), das 8 às 18 horas. Já o Posto de Identificação entrará em funcionamento dentro de duas semanas e terá mesmo horário de funcionamento.

Um dos idealizadores do projeto, o presidente da Ales, Erick Musso (PRB), comentou que os dois novos serviços irão fortalecer o papel do Procon Assembleia, que funciona há um ano na Casa, de segunda à sexta, das 12 às 18 horas. "O Procon passará, na minha humilde opinião, a ser o mais forte espaço da ‘Ales Cidadã’, porque na frente dele estará a Delegacia do Consumidor, com delegado, escrivão e todo o sistema de polícia judiciária à disposição. E ainda, ao lado, a Assembleia vai passar a emitir, então, identidade. Nós temos a previsão de chegar a mil carteiras de identidade emitidas por mês aqui dentro", afirmou.

De acordo com Musso, os novos serviços representam custo zero para o Legislativo que entraria somente com a estrutura física. "Eles trouxeram a estrutura toda deles. Os estagiários que vão entrar são a custo zero porque são os estudantes daquele convênio com o Salesiano. Montamos a estrutura, colocamos dois aparelhos de ar-condicionado e mesas, que já tínhamos disponíveis. Estrutura que demos é a física, mas de pessoal é custo zero. Da emissão a mesma coisa. Uma demanda mínima de custo. É mais remanejamento", explicou Erick.

Para o diretor-geral da Casa, Joel Rangel, a vinda da Decon para a Ales irá melhorar significantemente o atendimento à população. "O objetivo é oferecer melhor espaço e melhor condição de trabalho para a Polícia Civil, ao mesmo tempo em que a sociedade também terá melhor espaço para ser atendida", comentou Rangel.

Rangel ainda explicou que o posto de emissão de primeira ou segunda via de carteira de identidade, funcionará via agendamento por meio do Portal da Assembleia. A previsão de atendimento será de aproximadamente 50 e 60 pessoas por dia. "A Assembleia abre um espaço a mais. Hoje temos o Faça Fácil em Cariacica e a Casa do Cidadão em Vitória. Serviço importante, pois sem documento não há cidadania", ressalta.


Tags:



Publicidade