Serra

Matrículas da educação infantil se inicia dia 26 - Serra

Serra Matrículas da educação infantil se inicia dia 26

Pais e responsáveis devem ficar atentos, pois a Secretaria Municipal de Educação (Sedu) da Serra anuncia o cronograma de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2019. As matrículas da educação infantil começam no dia 26 e vão até o dia 30 de novembro para os grupos IV e V, e de 3 a 14 de dezembro para os grupos I, II e III. A Secretaria de Educação vai convocar aqueles que já estão no cadastro.

A secretaria informa que os responsáveis pelas crianças podem deixar os nomes na lista de cadastro dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) durante todo o ano, caso tenham interesse em realizar matrícula no local. Há cadastro de reserva permanente. A orientação da Sedu é para que as famílias procurem o CMEI mais próximo da residência e façam o cadastro de reserva. Quem já fez o cadastro de reserva será chamado para comparecer às unidades de ensino e efetivar a matrícula nessas datas citadas.

A secretária de Educação, Nelci Gazzoni, lembra que o cadastro de reserva é acompanhado e monitorado pela Sedu e, à medida que as vagas surgem, a chamada é feita rigorosamente na ordem de cadastro. "Para efetuar o cadastro de reserva os pais ou responsáveis devem apresentar no CMEI pretendido a certidão de nascimento da criança e o comprovante de residência", lembrou.

Já no caso das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), os responsáveis precisam procurar a unidade de ensino a partir do dia 14 de janeiro para realizar a matrícula. 


REMATRÍCULA

Aqueles que já são alunos na Rede Municipal de Ensino têm prioridade para realizar a rematrícula. Todos os anos, as unidades de ensino enviam bilhetes para as casas dos alunos informando aos pais e responsáveis sobre o período de rematrícula. Cada unidade organiza o seu próprio cronograma interno.

A rematrícula é confirmada pelos pais ou responsável legal, ou pelo próprio estudante, quando maior de idade, na secretaria escolar da própria Unidade de Ensino.
"As oportunidades para ingresso no Ensino Fundamental são para crianças a partir dos 6 anos de idade completos ou a completar até o dia 31 de março do ano que vem", informou a secretária.


SAIBA MAIS:

Educação Infantil:

Matrícula: O período de novas matrículas nos CMEIs para os grupos IV e V vão de 26 a 30 de novembro. Já a realização das novas matrículas dos grupos I, II e III vai de 3 a 14 de dezembro.

Documentos para matrícula: certidão de nascimento, comprovante de residência, cartão de vacina, CPF do responsável, Cartão Bolsa Família, se for cadastrado e/ou NIS; e Ficha de Transferência, em caso da criança vinda de outro Centro de Educação Infantil. É necessária a apresentação dos documentos citados em cópia e original.

Rematrícula: O período de rematrícula escolar para as crianças que permanecerão na Unidade de Ensino em 2019 vai até segunda-feira (19).

Ensino Fundamental:

Matrículas: A partir de 14 de janeiro de 2019 (não há prazo para terminar o período de novas matrículas, pois a oferta no ensino fundamental é obrigatória. O aluno pode ser matriculado em qualquer época do ano). O cadastro será realizado por meio de preenchimento de formulário próprio, nas Unidades de Ensino da Rede Municipal e será efetivado mediante apresentação de documentos.

Rematrícula: O período de rematrícula escolar foi até sexta-feira (16).

Efetivação das matrículas (estudantes provenientes de CMEI para as escolas municipais da Serra, encaminhados pela Sedu/Serra): de 26 de novembro a 7 de dezembro.

Documentos para matrícula: O cadastro será realizado por meio de preenchimento de formulário próprio, nas Unidades de Ensino da Rede Municipal e será efetivado mediante apresentação dos seguintes documentos (cópia e original): certidão de nascimento ou outro documento que comprove sua identidade; comprovante de escolaridade, Histórico Escolar ou Declaração; comprovante de residência original (IPTU, fatura de água, de energia elétrica, de telefone ou contrato de locação).

A Sedu: Ao todo são 138 unidades escolares na Serra; sendo 67 Escolas Municipais de Educação Fundamental (EMEFs) e 71 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).


Tags:



Publicidade