Espírito Santo

Espírito Santo produz os melhores cafés do Brasil - Confira

Confira Espírito Santo produz os melhores cafés do Brasil

Os produtores do Espírito Santo fizeram a diferença e foram os destaques na Semana Internacional do Café 2018, que aconteceu em Belo Horizonte (MG).

Na competição dos melhores cafés do Brasil, dos 10 finalistas na categoria coffea canephora (conilon/robusta) do Prêmio Coffee of The Year 2018, nove são do Estado. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) que acompanha todas as propriedades participantes teve papel decisivo para o sucesso capixaba.

Ao todo participaram da disputa 400 amostras de café, nas categorias coffea arábica ou coffea canephora (conilon/robusta) de agricultores de várias regiões do Brasil. Os 1°, 2º, 3º e 5º lugares em conilon e o 1º e 2º lugares no arábica são do Espírito Santo. "Ver esse resultado nos enche de orgulho. Preparamos os nossos produtores para que eles pudessem estar presentes com suas amostras de cafés e levar o melhor do Espírito Santo para o Brasil", comentou o pesquisador e coordenador estadual de cafeicultura, Abraão Carlos Verdin Filho.

Presente a mais de 60 anos na vida do produtor capixaba, o Incaper auxilia com ações integradas de pesquisa, assistência técnica e extensão rural, além da parceria de diversas instituições, fazendo a diferença na qualidade do café do Espírito Santo.

"No Espírito Santo, os trabalhos de pesquisa e transferência de tecnologia com os cafés conilon e arábica são focados, sobretudo, no aumento da produtividade, qualidade e sustentabilidade. Visando à produção de cafés especiais no Estado, o Incaper trabalha com programas de melhoria da qualidade, além de ações educativas, tecnológicas, de capacitação de técnicos e produtores por diferentes metodologias de treinamento para a melhoria da qualidade", explicou o pesquisador e coordenador estadual de cafeicultura, Abraão Carlos Verdin Filho.


Resultados:

Categoria: coffea canephora (conilon/robusta)
1° – Luiz Claudio de Souza – Sítio Grãos de Ouro do município de Muqui
2º, 3º e 5º – Família Venturim do município de São Domingos do Norte
Categoria: coffea arábica
1º Afonso Lacerda – Café Forquilha do município de Dores do Rio Preto
2º Denerval Vieira – Cordilheiras do Caparaó do município de Iúna


Sobre a SIC

A Semana Internacional do Café (SIC) é um encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores, que conta com a participação de produtores de todo o Brasil. O evento acontece anualmente na capital do maior Estado produtor do Brasil – Belo Horizonte – apresentando diversas ações a milhares de profissionais do mundo focadas nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.

Ao todo, na Semana Internacional do Café 2018 ocorrem 25 eventos simultâneos, mais de 160 expositores, 400 amostras para a escolha dos cafés campeãs do ano, mais de 300 compradores internacionais e 140 baristas de 60 países. O evento é uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora, Sebrae e Governo de Minas, por meio da Seapa e Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).


Tags:



Guia Capixabão


Imagine divulgar seu negócio para 45 mil pessoas todos os meses, ser encontrado pelos seus clientes e aumentar suas vendas, mesmo que você não entenda nada sobre sites?