Fundão

Prefeito Pretinho é denunciado pelo MPES - Improbidade

Improbidade Prefeito Pretinho é denunciado pelo MPES

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), através da Promotoria de Justiça de Fundão, denunciou o atual prefeito Joilson Rocha Nunes, conhecido como Pretinho, por ato de improbidade administrativa, decorrente da dispensa indevida de licitação e contratação direta firmada com a Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest). Os contratos foram efetivados para a prestação de serviços técnicos especializados.

De acordo com o MPES, Pretinho teria atuado diretamente na elaboração de um processo administrativo com o objetivo apenas de formalizar o contrato com a Fest. Apesar da aparente legalidade, os atos frustraram o processo licitatório com um direcionamento indevido da contratação.

Segundo a denúncia, o termo de referência, utilizado para balizar a contratação, foi moldado pela própria Fundação, o que viola os princípios sensíveis da administração pública. Assim, o prefeito tinha como objetivo favorecer a empresa para elaborar projetos estratégicos e utilizá-los durante a gestão política.

Nas investigações ficou demonstrado que apesar do órgão de Controle Interno e Auditoria da Prefeitura ter solicitado a suspensão do contrato e a revisão do processo administrativo para uma análise, o prefeito negou e ignorou os alertas do setor, evidenciando a conduta dolosa.


Tags:



Publicidade