Santa Teresa

Hartung é homenageado na Ales e recebe Comenda - Dário Martinelli

Dário Martinelli Hartung é homenageado na Ales e recebe Comenda

O governador Paulo Hartung foi homenageado na noite desta terça-feira (30), em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa, recebendo a Comenda do Mérito Dário Martinelli.

A honraria que homenageia os profissionais envolvidos no processo de cultivo e industrialização do café, foi recentemente criada pela Resolução 5.291/2018.

Em seu discurso de agradecimento, Hartung destacou a importância socioeconômica do café para o Espírito Santo e aproveitou a oportunidade para homenagear importantes atores dos cafés Arábica e Conilon no Estado.

"Parabéns para a Assembleia Legislativa pela realização desta homenagem ao setor. Por isso que estou aqui. Vale a pena vir aqui pelo sentido desta sessão e ver pessoas e militantes importantes desta construção da cafeicultura e da agricultura capixaba. As ações feitas em nosso Estado é um belíssimo exemplo para o País", disse o governador, durante a homehagem.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Espírito Santo é o segundo maior produtor de café do Brasil, mesmo sendo um dos menores estados da federação. A entidade aponta que, até o final de 2018, serão produzidas 8,8 milhões de sacas de café Conilon e 4,6 milhões de café Arábica no estado.


Comenda do Mérito Dário Martinelli

Dário Martinelli foi um grande produtor rural do Espírito Santo, sendo considerado o "pai do conilon" no estado. Em função de esforços pessoais, feitos para superar a crise gerada, em São Gabriel da Palha, pelo Programa de Erradicação do Café do Governo Federal na década de 60. Nascido em Santa Teresa, em 1933, começou sua trajetória política no final da década de 1960 como vereador em São Gabriel da Palha. Também exerceu o cargo de prefeito do município por dois mandatos. Foi também deputado estadual. Faleceu em setembro de 2015.


Tags:



Publicidade