Vitória

Capixaba garante vaga no Teatro Bolshoi - Prodígio

Prodígio Capixaba garante vaga no Teatro Bolshoi

A capixaba Anna Yara Costa Gomes, aluna da 3ª série do Curso Básico de Dança da Fafi, foi a primeira bailarina da escola, em 26 anos, que conseguiu entrar para o Teatro Bolshoi, escola de balé de origem russa que é a mais renomada do mundo.

Anna Gomes, que possui apenas 10 anos de idade disputou e venceu uma das 20 vagas com 5.800 bailarinas de todo o Brasil e da América Latina. Com a façanha ela irá residir em Joinville (SC), com todas as despesas pagas e vai estudar na filial brasileira da escola russa. 

A menina prodígio que começou a praticar o balé desde cedo, é só alegria e empolgação com a oportunidade de estudar com os melhores da América Latina.

Sobre a dificuldade do teste, que é dividido em 3 etapas, Anna comentou: "Nas duas primeiras etapas, eu fiquei com medo de eles pedirem coisas que eu não fosse conseguir fazer, mas eu consegui. Na última etapa, eu fiquei um pouquinho nervosa porque muitas pessoas boas estavam sendo desclassificadas. Mas eu consegui e fiquei muito feliz".

Para a mãe da bailarina, Soraya Costa, o orgulho pela conquista da filha é tanto que a "ficha" ainda não caiu. "A minha ficha ainda não caiu, ainda não entendi realmente o que tudo isso representa! Ainda estou paralisada com esse resultado e muito orgulhosa dela. O intuito sempre foi conseguir uma das vagas, mas não estávamos realmente preparadas para esse resultado", disse Soraya, eufórica.

Já a coordenadora da Fafi, Zila Nascimento, diz que ela e a escola estão muito orgulhosas com o resultado. "Ela é uma menina muito talentosa, é um grande feito, um grande orgulho para a Fafi", comemorou ela, que já está articulando para que as pré-seleções do Teatro Bolshoi no Estado em 2019 aconteçam nas instalações da Fafi.

Com a vaga garantida, a partir de fevereiro de 2019, Anna terá que deixar a Capital capixaba e se mudar para a cidade de Joinville, em Santa Catarina, onde fica a filial do Teatro Bolshoi da América Latina. A expectativa da bailarina é passar os próximos oito anos aprendendo e se aperfeiçoando, e quem sabe, futuramente complementar os estudos na sede do Teatro Bolshoi, na Rússia.

Além das práticas de dança, Anna terá bolsa de estudos integral, alimentação e estadia fornecidos pelo Bolshoi.
A mãe Soraya que é só orgulho, conta que visitará o máximo possível a filha em Joinville. E que inclusive cogita em se mudar para Santa Catarina para acompanhar a filha de perto. 

"A adaptação será difícil para nós duas, mas eu sei que esse é o sonho da minha filha. Ela, inclusive, pode ir para a Rússia em algum momento do curso para se aperfeiçoar ainda mais", disse Soraya.


Anna Yara na Escola do Teatro Bolshoi em Joinville, Santa Catarina.

Definição Balé*

Balé (do francês Ballet) é um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, e que se desenvolveu ainda mais na Inglaterra, Rússia e França como uma forma de dança de concerto. As primeiras apresentações diante da plateia eram feitas com o público sentado em camadas ou galerias, disposto em três lados da pista de dança. Elas são realizadas principalmente com o acompanhamento de música clássica.

É um tipo de dança influente a nível mundial que possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio. Este gênero de dança é muito difícil de dominar e requer muita prática. Ele é ensinado em escolas próprias em todo o mundo, que usam suas próprias culturas e sociedades para informar esse tipo de arte. As diferentes técnicas de balé, entre elas mímica e atuação, são coreografadas e realizadas por artistas formados e também acompanhadas por arranjos musicais (geralmente de orquestra mas, ocasionalmente, vocal). É um estilo equilibrado de dança que incorpora as técnicas fundamentais para muitas outras formas de dança. A sua forma mais conhecida é o balé romântico ou "Ballet Blanc", que valoriza a bailarina em detrimento de qualquer outro elemento, focando no trabalho de pontas, fluidez e movimentos acrobáticos precisos. Esta forma utiliza como figurino o convencional tutu francês de cor branca.*

* Wikipédia


Tags:



Guia Capixabão


Imagine divulgar seu negócio para 45 mil pessoas todos os meses, ser encontrado pelos seus clientes e aumentar suas vendas, mesmo que você não entenda nada sobre sites?