Linhares

Incaper oferece cursos para produção de leite e carne - Homem do campo

Homem do campo Incaper oferece cursos para produção de leite e carne

Capacitar os produtores e trabalhadores rurais do Espírito Santo, oferecendo informações técnicas para melhorar a qualidade genética do rebanho, os indicadores zootécnicos e econômicos da pecuária de bovina capixaba e, consequentemente, a qualidade do leite e da carne produzidos no Estado. Com este objetivo, o projeto Bovinocultura Sustentável, coordenado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), oferece diversos cursos na área de pecuária leiteira.

Os cursos são oferecidos mensalmente em duas unidades: a Fazenda Experimental do Incaper de Linhares e a Fazenda Experimental Bananal do Norte, em Cachoeiro de Itapemirim. Desta forma, pecuaristas de Norte a Sul do Estado têm a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos. "A ideia é produzir mais leite e/ou carne com práticas sustentáveis, com a garantia de qualidade e retorno financeiro aos produtores rurais. Esse é o objetivo do Incaper ao recomendar tecnologias, promover cursos e desenvolver diversas outras ações em pecuária bovina", disse Bernardo Lima Bento de Mello, coordenador técnico de produção animal do Incaper.

Diversas instituições estão envolvidas na realização das capacitações: o Incaper, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo (Fundagres) e os Sindicatos Rurais de Linhares e Cachoeiro de Itapemirim, com o apoio das Prefeituras de Linhares e Cachoeiro de Itapemirim, e também da Fertilizantes Heringer. Confira os cursos oferecidos:

- Curso de inseminação artificial: Os produtores rurais são capacitados na área da reprodução, por meio da técnica da inseminação artificial, visando a melhoria genética do rebanho. São estudados o aparelho reprodutivo da vaca, à identificação dos sinais de cio, o melhor horário para a inseminação, o preparo da vaca, o manuseio e os cuidados com os materiais e os equipamentos, além do descongelamento do sêmen e da prática da inseminação artificial em peças anatômicas do aparelho reprodutivo e em vacas.

- Curso de vaqueiro: Mais do que trabalhar de laço na mão na contenção do rebanho, o vaqueiro precisa ter informações sobre alimentação do rebanho, manejos sanitário e reprodutivo, descorna, castração, aplicação de medicamentos, noções sobre segurança do trabalho, coleta de materiais para exame e cuidados com os bezerros e com as vacas.

- Curso de casqueamento de bovinos: O adequado casqueamento dos bovinos está diretamente relacionado à saúde do animal. Ajuda a evitar problemas causados por umidade nos cascos, broca ou desgaste acentuado, prolongando a vida produtiva do rebanho.

- Curso de qualidade do leite: Os participantes aprendem como produzir leite de qualidade, com foco na higiene no processo de produção, nos testes realizados no campo para detecção de mamite, nas análises realizadas nos laboratórios e no Programa Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite (Instrução Normativa 62).

- Curso de manejo de pastagem: Os participantes aprendem técnicas de formação, manutenção e manejo corretos das pastagens, visando ao aumento da produtividade e da renda dos produtores rurais. Assuntos relativos à produção integrada, as principais pragas das pastagem, o sombreamento e o conforto animal também são ensinados.

- Curso de alimentação de bovinos: Prepara os pecuaristas e os trabalhadores sobre a melhor estratégia e qualidade dos nutrientes para alimentação correta dos animais, nas fases de cria, recria, reprodução e produção, com vistas ao aumento da rentabilidade do rebanho. São abordados assuntos relativos ao aproveitamento dos alimentos nas diferentes partes do aparelho digestivo dos bovinos, a suplementação alimentar, a mineralização, a importância da água e as necessidades de nutrientes para bovinos jovens e adultos.

- Curso de manejo de rebanho: Desperta, orienta e aperfeiçoa os produtores e os trabalhadores para a importância do manejo de animais com genética melhorada para produção. Nesse curso, são abordados os cuidados com os bezerros e com as vacas, o controle leiteiro, a secagem de vaca, a contenção de animais, o número desejável de animais nas diferentes categorias, as instalações zootécnicas, a desinfecção de instalações e equipamentos, os manejos sanitário, produtivo e reprodutivo, a aplicação de medicamentos e vacinas, a qualidade de leite e a suplementação alimentar dos animais.

- Curso de primeiros socorros em bovinos: Capacita vaqueiros para a solução de problemas com animais, tais como: doenças parasitárias, bacterianas e virais, intoxicações, distúrbios e acidentes metabólicos e nutricionais, picadas de animais peçonhentos, partos com problemas, avaliação fisiológica – frequência respiratória, temperatura retal e funcionamento do rúmen, métodos de contenção e de imobilização, avaliação de feridas, de abscessos e de fraturas, aplicação de medicamentos emergenciais e terapêuticos, coleta de amostras para exames laboratoriais e farmácia na fazenda.

- Curso de administração de propriedades: Qualifica os produtores sobre a maneira correta de administrar uma propriedade rural, com vistas à otimização dos fatores de produção (terra, capital e trabalho) para o aumento da rentabilidade. No curso, são apresentados as especificidades do setor rural, ambiente externo da empresa rural, funções administrativas, diagnóstico e planejamento da propriedade, recursos físicos, humanos, financeiros e mercadológicos e controles da produção e financeiro.


Mais informações sobre os cursos

Linhares: (27) 3371 1507; [email protected]

Cachoeiro de Itapemirim: (28) 3539 7198; [email protected]


Tags:



Publicidade