Cachoeiro de Itapemirim

Incaper reabre curso de inseminação artificial de bovinos - Homem do campo

Homem do campo Incaper reabre curso de inseminação artificial de bovinos

A melhoria genética do rebanho bovino de Linhares e região ganha reforço: foram retomados na Fazenda Experimental do Incaper de Linhares, os cursos de pecuária bovina. O curso de inseminação artificial abriu o calendário. Estas capacitações fazem parte do projeto de Bovinocultura Sustentável e são uma realização conjunta do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Fundagres, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural de Linhares, com o apoio da Prefeitura de Linhares.

Participam deste primeiro curso 10 produtores rurais da região Norte. Durante uma semana eles conheceram melhor a técnica de inseminação artificial dos bovinos. Foram abordados aspectos do manejo e da fisiologia reprodutiva dos animais, além do aparelho reprodutor das fêmeas e dos cuidados com a manipulação e aplicação do sêmen. A técnica, quando bem aplicada, proporciona considerável ganho em qualidade genética no rebanho bovino, o que acarreta em incrementos na produção de leite e carne.

Para o coordenador da Fazenda Experimental de Linhares, Tarcísio Feleti de Castro, o pequeno produtor tem muito a ganhar com a retomada dos cursos. "O curso de inseminação artificial em Linhares foi retomado e é fundamental para o pequeno produtor ter acesso a esse tipo de tecnologia que vai reduzir o custo de produção, tendo em vista que ele não precisa contratar um serviço de fora da propriedade. Outro ponto relevante é que ele terá acesso a uma tecnologia de melhoria genética de rebanho, que lhe dará a possibilidade de aumento de produção ao logo do tempo", explicou Tarcísio.

A pecuarista Lucimar Cordeiro da Fonseca veio do município de Aracruz para ampliar seus conhecimentos quanto às tecnologias de produção. "O curso é muito importante para nós criadores porque dá oportunidade de ampliar a qualidade do nosso rebanho. Sendo realizado dentro da Fazenda do Incaper e com instrutores capacitados, temos a certeza de que vamos levar para nossa propriedade informações enriquecedoras para proporcionar o aumento da nossa renda", disse Lucimar.

"A retomada dos cursos em Linhares marca o início de um novo ciclo de oportunidades para os produtores rurais do Norte do Espírito Santo. Mediante a parceria entre os realizadores, estão disponíveis mensalmente nesta unidade do Incaper nove cursos de pecuária bovina: inseminação artificial, vaqueiro, primeiros socorros, manejo da pastagem, manejo de rebanho, qualidade do leite, alimentação de bovinos, casqueamento e administração de propriedades", pontuou o coordenador técnico de Produção Animal do Incaper, Bernardo Lima Bento de Mello.


Próximos passos

O projeto Bovinocultura Sustentável também disponibiliza estes cursos para os pecuaristas do Sul do Estado, na Fazenda Experimental Bananal do Norte, em Cachoeiro de Itapemirim. Desta segunda (22) a sexta-feira (26), será realizado mais um curso de inseminação artificial de bovinos. A realização é do Incaper em conjunto com a Fundagres, Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim e Senar, com o apoio da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.


Tags:



Publicidade