Aracruz

Biodiversidade de Aracruz atrai atenção de universitários - EBMAR

EBMAR Biodiversidade de Aracruz atrai atenção de universitários

O melhor caminho para formação de um bom profissional é conciliar o conhecimento teórico ao prático. E foi isso que alunos da disciplina de Malacologia do curso de Biologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) fizeram. A Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi (EBMAR) em Santa Cruz/ES foi a escolha como base para o desenvolvimento de suas atividades na primeira semana de outubro.

Com recurso financeiro da Universidade, apoio logístico da professora Mércia Costa da Universidade Federal do Espírito Santo e suporte da equipe técnica da EBMAR, 25 universitários "exploraram" o costão rochoso com sua rica biodiversidade e desenvolveram atividades na área do manguezal do Rio Piraqueaçu.



Por que estudar Malacologia?

Você pode estar pensando, mas o que é Malacologia e por que esses estudantes vieram de tão longe estuda-los, certo? Pois bem, malacologia é o estudo dos moluscos (polvo, lula, caramujos, lesma...dentre outros) e saber a taxonomia, a fisiologia, a evolução e a ecologia destes animais é de extrema importância para compreender sua interação na cadeia biológica, e assim criar estratégias de conservação e preservação dos mesmos.

Muitos desses têm importância econômica de destaque. Alguns são apreciados alimentos como escargot, lula, marisco. Outros são utilizados na produção de jóias (pérola) e medicamentos (suplemento de cálcio, doenças e pesquisa de câncer).





A experiência 

Na aula prática, a estudante Letícia Vieira, do 2período, teve seu segundo contato com o mar. A universitária afirmou que a visita à EBMAR lhe proporcionou uma nova vivência e que promoveu uma outra perspectiva sobre a vida marinha e sua relação com a vida terrestre. "Uma experiência única e enriquecedora", disse Letícia.

Já o aluno Vinicius Borges, 8 período, e que já conhecia a EBMAR, ficou feliz em estar de volta a um local que remetia a sua memória afetiva de uma viagem com o pai. Borges não poupou elogios a respeito da atenção e cuidado da equipe EBMAR em relação a maneira que o grupo foi recepcionado.

Viviane Costa, técnica do laboratório, disse que a experiência de sair de um local onde não tem mar e ir a um que tem um ambiente tão rico foi uma experiência maravilhosa.

Ela destacou ainda a possibilidade de na mesma saída de campo conhecer o ambiente marinho e o manguezal, com a oportunidade de realizar atividades com a aplicação de algumas metodologias que ela não conhecia, agregou ainda mais o trabalho de campo realizado. Viviane relatou que adorou o ambiente espaçoso e arborizado da estação.

À frente de toda a mobilização para trazer os alunos, conduzir e orientar as atividades, a professora Drª Teofânia Vidigal, afirmou que ainda que existam outros locais propícios ao desenvolvimento da atividade, o Espírito Santo é um local privilegiado pela biodiversidade marinha, facilitando o desenvolvimento das atividades.

Sobre a EBMAR, ela descreveu como um espaço sensacional e receptivo, adequado às atividades, apresentando uma boa estrutura, bem cuidada, sendo uma área de referência de estudo do ambiente marinho e terrestre, e elogiou a envolvimento da equipe na realização do evento.





A EBMAR

A EBMAR conta em sua estrutura com alojamento para os estudantes, camping, banheiros, refeitório, auditório, museu, laboratório, cozinha, tudo para proporcionar uma experiência completa de aprendizado.

A área a qual está inserida, no passado ocupada por cultivos agrícolas, atualmente está toda recuperada com espécies da Mata Atlântica, um processo longo e de grande dedicação por parte de seus dirigentes. Atualmente, a EBMAR está sob comando de Gabriel Ruschi, terceira geração familiar a dar continuidade à instituição.

A estação lembra que está sempre com as portas abertas para receber mais estudantes, curiosos, admiradores e familiares que desejam conhecer, explorar e conservar o meio ambiente.



Para mais informações

Gabriel Ruschi

Celular: 27 98119-9292

www.ebmar.com.br

[email protected]

fb.com/EBMARUSCHI

instagram.com/ebmaruschi

Av. Augusto Ruschi, 01, Santa Cruz, Aracruz/ES



Tags:



Publicidade