Vitória

Confira os Deputados Federais eleitos no ES - Eleições 2018

Eleições 2018 Confira os Deputados Federais eleitos no ES

O Deputado federal é o representante eleito por voto direto, representante da Câmara dos Deputados, sendo uma das duas casas do poder legislativo federal no Brasil, junto com o Senado. O mandato é de quatro anos e o candidato pode concorrer a sucessivas eleições.

Nesta eleição no domingo (7) de 2018, Amaro Neto (PRB) foi o candidato mais votado, seguido de Felipe Rigoni (PSB), Da Vitória (PPS), Helder Salomão (PT) e Sergio Vidigal (PDT), respectivamente.


Dos candidatos eleitos em 2014, 5 conseguiram se reeleger: Helder Salomão (PT), Sergio Vidigal (PDT), Norma Ayub (DEM), Foletto (PSB) e Evair de Melo (PP).

Dos 10 deputados eleitos, dois são do PSB. Os outros são do PPS, PSL, PDT, PR, PRB, PP, DEM e PT.

Ao todo participaram 170 candidatos na disputa eleitoral por uma vaga para representar o Espírito Santo na Câmara dos Deputados.


Confira os eleitos para a Câmara dos Deputados capixaba:

Amaro Neto (PRB): 181.813 votos
Felipe Rigoni (PSB): 84.405 votos
Da Vitória (PPS): 74.787 votos
Helder Salomão (PT): 73.384 votos
Sergio Vidigal (PDT): 73.030 votos
Dra. Soraya Manato (PSL): 57.741 votos
Norma Ayub (DEM): 57.156 votos
Foletto (PSB): 55.957 votos
Lauriete (PR): 51.983 votos
Evair de Melo (PP): 48.412 votos
Entenda o que faz um deputado federal

Dentre as principais funções dos deputados federais está o debate sobre projetos de lei antes de eles seguirem para a aprovação do presidente da República. Também de fiscalizam o Poder Executivo, podendo criar Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) e convocar ministros para darem explicações ao Congresso.
Cabe ao deputado federa, a aprovação ou não do orçamento da União (junto com os senadores) e a autorização da abertura de um processo contra o presidente, caso haja crime de responsabilidade.


Tags:



Publicidade