Linhares

Linhares realiza primeira cirurgia de captação de órgãos - HGL

HGL Linhares realiza primeira cirurgia de captação de órgãos

Este sábado (31), entrou para a história do Hospital Geral de Linhares (HGL), com o dia em que foi realizada a primeira cirurgia de captação de órgãos no município. 

Os órgãos foram coletados de um homem de 57 anos, vítima de AVC hemorrágico. No procedimento o fígado e rins foram retirados por uma equipe do Hospital Quinta DOr, do Rio de Janeiro, e as córneas por médicos do Hospital Evangélico de Vila Velha.

A equipe multidisciplinar do HGL, sob o comando do diretor clínico Franck Menelli, foi a responsável para que a família concordasse com a doação de órgãos, que foi feita posteriormente a constatação da morte encefálica por meio de um exame chamado doppler transcraniano.

Eduardo Portilho, diretor-geral do HGL, falou do gesto nobre da família doadora. "Há de se enaltecer o ato de grandeza e solidariedade da família, pois o óbito do paciente foi confirmado no dia mundial dedicado à doação de órgãos. Embora em momento de dor, eles colaboraram com todo o processo que possibilitou a doação", destacou Eduardo.

Portilho elogiou a atuação dos profissionais do hospital, que atuaram com maestria. "Todos empenharam-se ao máximo com a certeza de ter colaborado para salvar muitas vidas. Reitero meu respeito e consideração pelo gesto de grandeza dos familiares desse doador", frisou.


Tags:



Publicidade