Linhares

Aprovada estadualização do HGL - Saúde

Saúde Aprovada estadualização do HGL

A aprovação do projeto de lei era necessária para a transição de gestão da unidade, que passará de municipal para estadual


A Câmara Municipal de Linhares aprovou, em sessão ordinária na noite desta segunda-feira (24), o processo de estadualização do Hospital geral de Linhares (HGL). A aprovação do projeto de lei era necessária para a transição de gestão da unidade, que passará de municipal para estadual. A estadualização dará condições ao HGL em utilizar todo seu potencial, disponibilizar mais especialidades e ampliar o número de leitos dos atuais 90 para 152. Além disso, o hospital vai se tornar um dos principais serviços de urgência e emergência da região nas áreas de traumato-ortopedia, clínica médica e cirurgia geral, duplicando a oferta de leitos intensivos adultos.

Para o prefeito, a estadualização do HGL é um avanço histórico na saúde pública do Espírito Santo e integra o processo de reestruturação da gestão em saúde do Município na organização do fluxo de atendimento que vai possibilitar fortalecer os investimentos em Atenção Básica em Saúde, por meio das 33 unidades que integram a rede de saúde de Linhares além dos demais órgãos que prestam serviços aos cidadãos.

"Com a estadualização do HGL toda a população de Linhares e da região norte do Espírito Santo terão mais qualidade e eficiência nos serviços e nos atendimentos. A mudança de gestão do HGL fará com que os recursos sejam concentrados na atenção básica de cada uma das cidades hoje atendidas pelo hospital. Quero agradecer aos vereadores que, com seus respectivos votos, acreditaram assim como nós, que tomamos a melhor decisão em devolver a administração da Saúde Hospitalar para o Estado. Linhares vive um novo modelo de saúde que vai levar um atendimento cada vez mais personalizado e próximo do cidadão", frisou o prefeito, Guerino Zanon.

Para o secretário municipal de Saúde, Valdir Massucatti, com a estadualização do HGL será possível ampliar e reaparelhar a unidade hospitalar. "Ficamos felizes com o resultado da votação. Com a estadualização, o HGL passará a atender as especialidades de Média e Alta Complexidade e o município vai concentrar seus investimentos apenas com a atenção básica de saúde, garantindo um atendimento mais humanizado a população de Linhares", disse.


Conselho Municipal de Saúde de Linhares

O Conselho Municipal de Saúde de Linhares já tinha aprovado o processo de estadualização do Hospital Geral de Linhares ? HGL em reunião extraordinária do conselho, realizada no sábado, dia 22.


Tags:



Publicidade