Vitória

PL quer Ilha das Caieiras como patrimônio imaterial - Cultura

Cultura PL quer Ilha das Caieiras como patrimônio imaterial

Um Projeto de Lei (PL) de autoria da deputada Janete de Sá (PMN), pretende transformar em patrimônio gastronômico e cultural imaterial do Estado, a Ilha das Caieiras, bairro de Vitória.

O Projeto de Lei (PL) 238/2018, ampara-se no artigo 23 da Constituição Federal, que determina proteger "as paisagens naturais notáveis", entre outros bens materiais e imateriais.

A Ilha das Caieiras é um dos mais tradicionais redutos gastronômico e cultural do Espírito Santo, que oferece belas paisagens e abriga uma grande área de manguezal.

Para justificar o projeto, Janete de Sá ressalta a importância da pesca e do desfio de siri. "Ambas se mantêm até hoje e ajudaram a transformar a vila no reduto das desfiadeiras, figuras importantes da cultura local", disse Janete.

Segundo a deputada, o grande movimento gastronômico e as belíssimas paisagens dão materialidade para que ali possa ser realizada o tradicional Festival da Torta Capixaba. Para a deputada, declarar a Ilha das Caieiras como patrimônio gastronômico e cultural imaterial vai valorizar "o povo que luta e vive da nossa culinária".

O PL 238/2018 será analisado pelas comissões de Constituição e Justiça; de Cultura e Comunicação Social; e de Finanças.


Tags:



Publicidade