Linhares

Renova vai ampliar canal do Rio Pequeno - Desastre Mariana

Desastre Mariana Renova vai ampliar canal do Rio Pequeno

Nesta semana a Fundação Renova, instituição que possui como objetivo implementar e gerir os programas de reparação dos impactos do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, informou que cinquenta e seis famílias que moram às margens do Rio Pequeno, em Linhares, no Norte do Espírito Santo, vão ter que sair de casa até sexta-feira (21).

O motivo é a construção e ampliação do canal no Rio Pequeno. Uma nova e maior abertura vai dar vazão a 100 mil litros de água por segundo. A abertura acontece no sábado (22).

A necessidade de abertura de um novo canal maior se deu depois de um estudo realizado por uma empresa internacional, que concluiu que a barragem corre risco de romper devido a grande quantidade de água acumulada.

A pequena barragem foi construída pela Samarco em 2015, para que a água contaminada do Rio Doce não entrasse no Rio Pequeno e posteriormente na Lagoa Juparanã.

Como o acúmulo de água foi superior ao esperado, um pequeno canal foi aberto. Porém a vazão de água está abaixo do ideal, assim um novo e maior canal será aberto. Assim o novo canal será mais profundo e largo.

A Fundação será obrigada a pagar hospedagem para as famílias que terão que deixar suas casas. Caso esses moradores quiserem ficar em casas de amigos ou familiares, a Renova também deverá auxiliar com ajuda de custo.


Tags:



Publicidade