Espírito Santo

Pernambucano vence as Dez Milhas Garoto - Corrida

Corrida Pernambucano vence as Dez Milhas Garoto

Na manhã deste domingo (2) diversos corredores amadores e profissionais participaram da 29º edição das Dez Milhas Garoto. A prova foi uma das mais emocionantes de todos os tempos, com a vitória no masculino do pernambucano Wellington Bezerra da Silva, do Cruzeiro, que finalizou o percurso de 16km em 45min55s. Faziam oito anos que nenhum brasileiro vencia a competição.

Logo no início, após a largada, 10 profissionais de elite se distanciaram formando o pelotão de frente, onde se alternavam na liderança. O grupo ficou coeso até a parte mais difícil da prova, a subida da Terceira Ponte, onde o pelotão de frente reduziu para seis corredores.

Na descida da ponte, o queniano Paul Kipkorir acelerou a corrida e abriu pequena vantagem. Foi então que Wellington aumentou o ritmo e se aproximou de Paul e o ultrapassou na chegada de Vila Velha. A partir daí, o brasileiro aumentou ainda mais o ritmo, abrindo grande diferença na liderança e para garantir a vitória administrou a primeira colocação até cruzar a linha de chegada.

Esta foi a terceira participação de Wellington na prova. Em 2014 ele terminou na oitava colocação e no ano passado ficou em terceiro colocado. Sobre as dificuldades da prova o pernambucano comentou: "Eu vim com o objetivo de vencer, mas se fosse o melhor brasileiro eu estaria feliz, e graças a Deus eu consegui levar esse título pro meu Estado de Pernambuco. A prova é difícil, por conta do percurso. A subida da ponte, então, todo mundo sobe se segurando, mas graças a Deus eu consegui sair do queniano na descida da ponte, que tentou ir junto, mas não deu certo para ele".

Dentre os capixabas o melhor colocado foi Valério de Souza Fabiano, que fechou o pódio na quinta colocação, com um tempo total de 50min38s. O capixaba ficou muito satisfeito com sua colocação e espera no futuro subir no ponto mais alto do pódio.

Sobre a prova o capixaba disse: "Eu queria vencer a prova. Eu sonho um dia em vencê-la, porque eu sou capixaba e é uma prova tradicional aqui do meu Estado. Eu fico feliz de estar no pódio. Espero vencer um dia, que é um sonho por ser uma prova dentro do meu Estado".


Pódio Elite masculino

1. Wellington Bezerra da Silva - 48min55s;
2. Gilmar Silvestre Lopes - 50min11s;
3. Geofry Toroitch Kipchumba - 50min15s;
4. Paul Kipkemoi Kipkorir - 50min27s;
5. Valerio de Souza Fabiano - 50min38s.

Já na prova feminina, a queniana Esther Chesang Kakuri venceu novamente a competição, consagrando-se bicampeã da Dez Milhas Garoto. Neste ano, a corredora fez o percurso em: 57min40s. Esther ficou muito satisfeita com o resultado e falou sobre a prova.

"Eu estou muito feliz que eu venci. Quando eu percebi que estava em boas condições, que meu corpo estava bem, a partir de 10 quilômetro, eu fui para frente", disse a queniana.

Desde 2008 as corredoras quenianas dominam a Dez Milhas Garoto, terminando suas corredoras na primeira colocação. A última vez que uma brasileira venceu a prova foi em 2007, com a paraibana Edinalva Laureano da Silva.
A melhor capixaba colocada na prova foi Hellen Fante, que ficou na oitava colocação, com um tempo de 01h07min34s. A corredora enalteceu o feito, principalmente por todo o desgaste que a prova reserva aos atletas. "É muito emocionante, mas é um pouco sofrido, principalmente por conta do sol. Chegar como a melhor capixaba, me sinto realizada. É um sonho completar e subir no ponto mais alto do pódio entre os corredores do Estado", disse Hellen.


Vencedora queniana Esther Chesang Kakuri

Pódio Elite feminina

1. Esther Chesang Kakuri - 57min18s;
2. Meseret Gezahegn Merine - 58min18s;
3. Franciane dos Santos Moura - 58min33s;
4. Rejane Ester Bispo da Silva - 58min57s;
5. Mirela Saturnino Andrade - 59min43s.

Na categoria para paratletas, no masculino, com um tempo de 46min50s, Leonardo de Melo terminou na primeira colocação. Enquanto que no feminino, Vanessa Cristina de Souza chegou em primeiro lugar, com o tempo de 46min50s, idêntico ao de Leonardo, vencedor no masculino.


Paratleta Masculino:

1. Leonardo de Melo - 46min50s;
2. Edicarlos Cerqueira dos Santos - 54min17s;
3. Marcos Vinicius Barcellos da Silva - 01h05min23s.

Paratleta Feminino:

1. Vanessa Cristina de Souza - 46min50s;
2. Josiane Nowacki - 01h08min53s;
3. Angelina Nascimento da Silva - 01h35min25s.


Tags:



Publicidade