Espírito Santo

Vinícius Simões é denunciado pelo MP de Contas - Promoção pessoal

Promoção pessoal Vinícius Simões é denunciado pelo MP de Contas

Nesta semana o Ministério Público de Contas (MPC-ES) denunciou o vereador Vinícius Simões (PPS), presidente da Câmara Municipal de Vitória, por utilização de dinheiro público para promoção pessoal. 

O órgão entrou com pedido para que o Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) aplique, de forma cautelar, multa diária no valor de R$ 1 mil ao vereador até que sejam retirados todos os outdoors e propagandas pela capital que noticiam que a CMV é a 1ª no ranking de Transparência. 

Para se justificar, o presidente da Casa em nota afirmou que a propaganda é de utilidade pública e disse que os outdoors já foram retirados por causa do tempo de contrato que expirou. Além de exigir a retirada do material publicitário o MPC-ESpede que Vinícius apresente notas de empenho, liquidação e pagamentos de todos os serviços contratados para a colocação dos outdoors. 

Justificando a denúncia de promoção pessoal o Ministério argumentou que em seu site pessoal, Simões destaca a mesma arte publicitária, do 1º lugar em Transparência. "Referido ato visa tão só enaltecer a sua gestão em ilegal culto ao personalismo. Veja que o próprio emprega, por meio de seu site, que na gestão do Presidente Vinicius Simões, a Câmara de Vereadores conquistou o primeiro lugar em transparência". 

A representação foi ajuizada no dia 9 de agosto de 2018.


Vereador Vinícius Simões (PPS) 


Constituição

Segundo o MPC, houve uma afronta ao artigo 37 da Constituição Federal:
"Art. 37, § 1º CF: A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos".


Tags:



Publicidade