Espírito Santo

Saiba mais sobre a vacinação contra poliomielite e sarampo - Saúde

Saúde Saiba mais sobre a vacinação contra poliomielite e sarampo

Quais crianças devem ser vacinadas contra sarampo e poliomielite?

Todas as crianças do país, com idades de 1 a menores de 5 anos devem ser vacinadas. A campanha de imunização já está em andamento e seguirá até o dia 31 de agosto de 2018. O objetivo é vacinar mais de 11 milhões de crianças. Até o momento aproximadamente 51% das crianças foram imunizadas.


Crianças que já foram vacinadas precisam receber outra dose?

Sim. Todas as crianças na idade mencionada deverão receber novamente as vacinas contra sarampo e poliomielite, mesmo aquelas que tomaram as vacinas em anos anteriores. Isso ocorre, pois as atuais vacinas são doses de reforço, que serão administradas de forma oral, para a paralisia infantil; e tríplice viral, para o sarampo.


Se essas doenças já estão erradicadas, por que é necessário vacinar?

A vacinação é necessária, pois os vírus e bactérias continuam em diversos lugares do mundo, e pessoas infectadas podem vir ao Brasil disseminar a doença. No Brasil, por exemplo, já foram confirmados mais de mil casos de sarampo, principalmente na região norte do país, nos quais o vírus causador é o mesmo que circula na Venezuela.

A vacinação é a única forma de controlar e eliminar essas doenças. Isso vale para o sarampo, que já tem casos confirmados, e a poliomielite, que não ocorre desde 1990, mas tem baixa cobertura vacinal.


As vacinas têm graves efeitos colaterais?

Não. As vacinas são desenvolvidas e produzidas por grandes laboratórios, e atestados por órgãos brasileiros responsáveis. As reações costumam ser limitadas a pequenas febres e dor muscular no local de aplicação - casos mais graves são raríssimos. O benefício de proteger a criança de qualquer doença é muito maior do que o risco de que ela sofra com efeitos colaterais.


As vacinas são realmente seguras?

Sim, as vacinas são totalmente seguras e possuem comprovação científica de seus benefícios. Além de não apresentarem riscos ou sequelas, as vacinas são a única maneira segura de proteger as crianças. Para saber mais, consulte a cartilha do Ministério da Saúde com os mitos que circulam por aí sobre a vacinação.


Que documentos devo apresentar para obter a vacina?

Para ser vacinada a criança precisa estar de posse do cartão ou caderneta de vacinação. Essa regra vale não apenas para sarampo e poliomielite, mas para qualquer vacina, seja ela administrada em crianças, adolescentes, adultos ou idosos.


Tags:



Publicidade